Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos publica relatório anual

Compartilhe

O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) publicou na última sexta-feira (29) seu relatório anual 2015. A publicação traz as principais ações, desafios e conquistas do Centro ao longo do ano passado e destaca o apoio à formação de redes regionais de cooperação em alimentação escolar.

Dois mil e quinze foi marcado pela aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 objetivos que guiará a atuação dos 193 países signatários para a promoção de desenvolvimento justo, igualitário e sustentável até 2030.

Os Objetivos Globais, como ficaram conhecidos, são um plano de ação para pessoas e países que reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável. Esse plano de ação reconhece também que a cooperação entre países é uma das estratégias para alcançar os Objetivos Globais.

Para o Programa Mundial de Alimentos e o Centro de Excelência, dois ODS se destacam: o número 2, que trata da eliminação da fome, e o 17, que trata da maneira como os países vão perseguir esses objetivos e destaca a cooperação Sul-Sul e triangular por sua eficácia.

A promoção da cooperação Sul-Sul para o estabelecimento de políticas e projetos de combate à fome e à pobreza é o cerne do trabalho do Centro de Excelência.

A partir da nova agenda de desenvolvimento, o Centro de Excelência investiu em 2015 na formação de redes de cooperação entre países, principalmente na área de alimentação escolar. Com isso, a Rede Africana de Alimentação Escolar foi formada com apoio do Centro e teve como primeira grande conquista o envolvimento da União Africana nas discussões sobre o assunto.

Após uma visita de estudos ao Brasil, a entidade que congrega 54 países africanos recomendou a adoção da alimentação escolar como estratégia continental de combate à fome e de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esta e outras histórias de sucesso em países como Níger, Etiópia, Guiné e Benim são contadas em detalhes no Relatório Anual 2015. O documento está disponível para download em português, inglês e francês (clique sobre cada um dos idiomas).

Fonte: ONU Brasil