Em plataforma global, UNESCO divulga informações sobre uso de recursos hídricos

Compartilhe

Pra divulgar informações sobre o uso dos recursos hídricos no mundo, o Programa Hidrológico Internacional — da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) — lançou uma plataforma online e aberta com dados sobre ciclos da água, bacias hidrográficas, pluviometria, reservatórios de lençóis freáticos, irrigação, entre outros temas.

Chamado Water Information Network System (WINS) — ou Sistema de Rede de Informação de Água, em tradução livre —, o portal começou a funcionar ao final de janeiro (31).

A página permite a usuários criar mapas personalizados com conteúdos sobre diferentes regiões e países e informações atualizadas sobre abastecimento, consumo, clima, desafios ecológicos, riscos de desastres e outras áreas de conhecimento.

A plataforma também oferece espaços virtuais para discussões entre especialistas, representantes de instituições e decisores políticos. O objetivo é contribuir para a cooperação interdisciplinar e para a criação de redes de interesse a nível global.

O WINS é alimentado com os conteúdos cientificamente válidos disponibilizados por fontes como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o programa conjunto de monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Divisão Estatística da ONU (UNSTAT) e outros parceiros.

O Sistema também apresenta iniciativas da UNESCO relacionadas à água, em especial projetos voltados para a conservação do patrimônio mundial, das reservas da biosfera e dos geoparques globais reconhecidos pela agência da ONU.

Acesse o WINS clicando aqui.

Fonte: ONU Brasil