Universidade Católica de Brasília lançará a Cátedra para a Cultura da Paz

Compartilhe

No combate à violência e buscando cumprir os objetivos da Cátedra para a Cultura da Paz, a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do curso de Direito, em parceria com os cursos de Serviço Social e de Psicologia, e a direção do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, inaugurarão o Núcleo de Prática Jurídica Interdisciplinar, que tem por objetivo atender vítimas de violência doméstica. A inauguração será no dia 24 de abril, às 14h30, no Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro, Quadra 202, lote 1 – Praça Irerê, Águas Claras-DF.

"O nosso curso de Direito tem um projeto pedagógico voltado para a pacificação social. Ao invés de instigarmos os nossos estudantes para o conflito processual, queremos a paz processual. O advogado ainda é formado para o embate, para o litígio. Só que esse não é mais o perfil profissional esperado daqueles que se formam no século 21, uma era que propõe a pacificação em todos os planos da convivência humana, um papel relevante a ser desenvolvido pelas universidades, em especial por uma Universidade Católica. O Poder Judiciário também está investindo em métodos alternativos de soluções pacíficas e consensuais de conflitos, como o projeto Mediar é Divino", explica o coordenador do curso de Direito da UCB e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, Diaulas Costa Ribeiro.

Uma das finalidades da Cátedra para a Cultura da Paz é inovar no atendimento e prestar assistência às vítimas de violência doméstica. Tradicionalmente os cursos de Direito dispõem de Núcleos de Prática Jurídica (NPJs) para a defesa dos réus, que seriam os agressores. Com essa nova proposta, o curso de Direito da UCB manterá a tradição nos demais NPJs, que é obrigatório do estágio curricular, mas terá, em sua nova unidade, uma missão exclusiva de apoio às vítimas de violência doméstica, independente de gênero, idade ou expressão sexual. “Vítima é vítima. E toda vítima precisa de ajuda para a estabilização pessoal, para a superação e para a prevenção da revitimização”, ressalta Diaulas.

O grande diferencial dessa unidade será a interdisciplinaridade promovida pelos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia. Dependendo do caso, alunos e professores atuarão juntos para otimizar os desafios de uma cultura para a paz.

O novo NPJ da Universidade Católica de Brasília será na região administrativa de Águas Claras, no Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro. "Nos instalamos em Águas Claras porque, após o redimensionamento territorial do DF, a Universidade passou a integrar essa região administrativa. Com a implantação do Fórum de Águas Claras, em abril de 2016, foi possível visualizar as relevantes estatísticas de incidência de violência doméstica no território abrangido pela nova Circunscrição Judiciária, integrada por Águas Claras, Areal, Arniqueiras e Vicente Pires. Há, mais do que uma simples demanda, a necessidade de se prestar um serviço relevante, de utilidade púbica e de extensão universitária com essa nova proposta, além do compromisso da Instituição com o Tribunal de Justiça”, salienta Diaulas.

Serviço:
UCB lançará a Núcleo de Prática Jurídica Interdisciplinar da Cátedra para a Cultura da Paz
Data: 24 de abril (segunda-feira)
Horário: às 14h30
Local: Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro Quadra 202, lote 1 – Praça Irerê, Águas Claras-DF