Museu do Amanhã e UNFPA realizam seminário para discutir o futuro das meninas brasileiras

Compartilhe

A importância do investimento e da proteção das meninas brasileiras será tema do seminário “10 meninas na construção dos amanhãs”, realizado pelo Museu do Amanhã e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Evento acontece no dia 26 de maio, das 9h às 18h, no auditório do museu, no Rio de Janeiro.

Inspirado no relatório do UNFPA ‘10 – Como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva’, que mostra como a vida das meninas é radicalmente transformada a partir dos dez anos de idade, o seminário reunirá especialistas da agência da ONU, de organizações e universidades brasileiras para debater a situação das meninas hoje, bem como o lugar ocupado por elas nas políticas públicas e o seu papel fundamental para que o Brasil possa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a chamada Agenda 2030.

Além disso, professoras e líderes comunitárias compartilharão suas experiências nas áreas de educação e saúde envolvendo meninas em diferentes situações econômicas, sociais e familiares.

O seminário também será uma oportunidade de diálogo entre diferentes gerações de mulheres brasileiras. Dez meninas de realidades distintas, de favelas a bairros nobres do Rio, convidadas pela equipe de Educação do Museu do Amanhã, contarão suas expectativas para o futuro e falarão sobre os obstáculos a sua plena realização — que depende das decisões tomadas pela sociedade no presente.

Ao mesmo tempo, um grupo de jovens compartilhará os problemas enfrentados cotidianamente, que poderão continuar afetando as jovens brasileiras se nada mudar. A astrônoma Duília de Mello também participará do seminário para abordar sua trajetória desde menina, passando pela decisão de ser cientista, e os desafios que enfrentou até se tornar uma pesquisadora da NASA.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Museu do Amanhã. Jornalistas interessados podem se credenciar pelo e-mail imprensa@museudoamanha.org.br.

Serviço:
Seminário “10 Meninas na Construção dos Amanhãs”, realizado em parceria entre o Museu do Amanhã e o Fundo de População da ONU (UNFPA)
Quando: 26 de maio (sexta-feira)
Horário: das 9h às 18h
Onde: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro)

Mais informações:
Ulisses Bigaton (UNFPA) – (61) 3038.9259 / (61) 99181.1000 – bigaton@unfpa.org

CDN Comunicação
21. 3626-3700 / 99553-4177
Carolina Bellei
(carolina.bellei@cdn.com.br/ 21. 3626-3773)
Halline Mecenas
(halline.mecenas@cdn.com.br/ 21. 3626-3722)

Comunicação Museu do Amanhã
21. 3812-1880
imprensa@museudoamanha.org.br