III Encontro Internacional sobre o uso de tecnologias por crianças e adolescentes

Compartilhe

Qual a idade para crianças iniciarem suas atividades online? Qual o tempo de uso para jogos de videogames entre adolescentes? Quais as repercussões no desenvolvimento mental e nos comportamentos de crianças e adolescentes que acessam as redes sociais? Internet faz mal à saúde? Como se proteger de vírus e desafios perigosos online e off-line? Quais as principais ações para prevenir a dependência das tecnologias digitais?

O Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde e a Rede ESSE Mundo Digital estão organizando o III Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias por Crianças e Adolescentes/Jovens Adultos (E.S.S.E. Mundo Digital: E=ética, S=segurança, S= saúde, E= educação), onde estas questões de saúde e segurança online serão debatidas com alertas e recomendações para as escolas e para os pais que ainda não estão preparados para a aceleração das informações digitais.

O Encontro será realizado nos dias 21 e 22 de Novembro de 2017, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, situado na Praça Mauá nº 1, Centro.

O Encontro é interdisciplinar e Intersetorial com atualização dos conteúdos segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde e do Comitê Gestor da Internet (CGI). O evento é aberto, com inscrições online, direcionado aos profissionais das áreas de saúde, tecnologias da informação, comunicação, educação, sistema de garantias de direitos além dos demais interessados que lidam com crianças e adolescentes/jovens usuários das TIC em escolas e universidades e outros contextos sociais.

Principais Temas:
– Ética nas Midias Digitais;
– Cyberbullying;
– Sexting;
– Violência na Rede;
– Segurança e Privacidade na Vida Digital;
– Jogos Perigosos e Segurança nos Games;
– Dependência on-line;
– Efeitos do Mundo Digital na Saúde e Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes;
– Desafios da Educação, Alfabetização e Cidadania na Era Digital.

Presença já confirmada dos palestrantes convidados: Cristiano Nabuco (SP), Narciso Mello Teixeira (RJ), Alessandra Borelli (SP), Claudia Mascarenhas (BA), Cajetan Luna (Los Angeles/USA), Michael Rich (Boston/USA), Maria Tereza Maldonado (RJ), Marco Gama (MG), Demétrio Jeireissatti (CE),Miriam Von Zuben (SP), Maria Eugenia Sozio (SP), Rodrigo Nejm (BA), Mario Volpi (Brasília), Tania Zagury (RJ), Evelise Carvalho (PR), Evelyn Eisenstein (RJ) Eduardo Jorge (RJ) Emmalie Ting (RJ) e mais especialistas. Vide a programação completa em www.esseencontro2017.com.br.

Contamos com o apoio e parceria de várias instituições brasileiras e internacionais, como Center on Media and Child Health, Center for Health Justice, Medical Missions for Children, Projecto MiudosSegurosNa.Net, Nethics, Clínica de Adolescentes, Unicef, Polycom, Google, CGI-Cetic, Safernet, Visão Mundial, Museu do Amanhã, SOPERJ, SBP, Cremerj, Rede Universitária de Telemedicina (RNP-SIG-RUTE), Telemedicina/UERJ, e FAPERJ.

Haverá uma atividade paralela com adolescentes e estudantes selecionados em escolas públicas estaduais e municipais para a realização de atividade de protagonismo juvenil com metodologias participativas com a elaboração de produto audiovisual com as recomendações que serão apresentadas e debatidas no plenário no final do evento.

www.esseencontro2017.com.br
www.essemundodigital.com.br
https://www.facebook.com/EsseMundoDigital