Novembro Roxo chama a atenção para a doação de leite materno

Compartilhe

No mês de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. Neste ano, o tema central da campanha organizada pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) estimula a doação de leite materno, tendo em vista que ela pode salvar vidas.

No Brasil, segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado em dezembro de 2016, a taxa de prematuridade é de aproximadamente de 12%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional). 

O Brasil conta, atualmente, com 218 bancos de leite e mais 138 pontos de coleta, entretanto, com frequência muitos desses locais têm problemas no estoque. Por isso, incentivar a doação é fundamental, conforme explica a vice-diretora executiva da ONG Aline Hennemann. "A importância do aleitamento materno para o recém-nascido é indiscutível. Todos os anos estudos trazem em seus resultados as evidências que comprovam os seus benefícios. O leite materno diminui os riscos de infecção, melhora o sistema imunológico dos prematuros auxiliando na diminuição do tempo de permanência do bebê e de suas famílias nas instituições de saúde e por isso escolhemos esse tema para o Novembro Roxo", salienta.

Atividades do Novembro Roxo

Para chamar a atenção da sociedade sobre esse tema tão importante, a ONG Prematuridade.com está organizando atividades em todo o País. Em Porto Alegre, a II Caminhada da Prematuridade RS ocorrerá no dia 15 de novembro, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. A concentração está marcada para às 9h, no Monumento Expedicionário, com saída prevista para às 10h. 

Além da capital gaúcha, outras cidades já estão organizadas para a realização de caminhadas, piqueniques, rodas de conversa, etc. Ano passado, 96 municípios em território nacional se mobilizaram na semana em que é comemorado o Dia da Prematuridade.

Também integra as atividades do mês uma qualificação mediante plataforma on-line voltada à equipe multidisciplinar que trabalha junto aos bebês prematuros em UTIs Neonatais, berçários e maternidades. O workshop Prematuro: Uma questão de Pele visa instrumentalizar as equipes para que possam realizar as melhores práticas no cuidado com a pele do prematuro. A plataforma estará disponível no site www.prematuridade.com/ead

 até o final de novembro tem duas horas de duração. Para realizar a formação, que é gratuita, basta acessar o site e fazer o cadastro.

Dados de Prematuridade

A cada 30 segundos um bebê morre em consequência do nascimento antecipado. A média mundial de nascimentos de prematuros é de 10%, sendo que no Brasil esta taxa está acima, chegando a aproximadamente 12%, o que faz do país o 10º no ranking de nascimentos prematuros.

Os estados com maior prevalência de prematuridade são Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os mineiros lideram o ranking de nascimentos com 12,9% e são seguidos por São Paulo e Distrito Federal, que dividem o segundo lugar com um percentual de 12,6% de nascidos prematuros.