São Paulo sedia evento sobre invisibilidade de crianças filhas de encarcerados

Compartilhe

Durante evento, será apresentado levantamento inédito sobre impactos do encarceramento dos pais na vida dos filhos

"Invisíveis Até quando?" Esta é a questão que norteia o Primeiro Seminário Nacional sobre Crianças e Adolescentes com Familiares Encarcerados, que acontece nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, com objetivo de questionar os reflexos e consequências dessa ação do Estado e da Justiça brasileira sobre os filhos de encarcerados.

Durante o Seminário, pesquisadores ligados ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e da Aldeias Infantis SOS Brasil. apresentarão uma amostra qualitativa inédita que visa lançar questões sobre o impacto do encarceramento em filhos e filhas de pessoas privadas de liberdade. Os primeiros indicadores apontam que a epidemia de encarceramento que experimenta a região não significou aumento na visibilidade, compreensão e estudo de como isso impacta na vida e os direitos de centenas de milhares de adolescentes e crianças com um pai ou mãe privada de liberdade.

Segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), com mais de 600 mil detentos, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo – 222 mil deles estão no Estado de São Paulo, que possui o maior número de detentos do País e da América Latina.

O debate sobre essa temática na região da América Latina e do Caribe teve início no Uruguai em 2011, o que deu origem à Plataforma de Ninãs, Ninõs y Adolescentes con Padres Encarcelados (NNAPES), composta por organizações do Brasil, Nicarágua, Guatemala, Panamá, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Chile e Costa Rica.

A plataforma NNAPES é uma aliança de Organizações da Sociedade Civil da América Latina e do Caribe que trabalham para promover e defender os direitos de crianças e adolescentes com parentes de privados de liberdade e que compartilham da mesma realidade de não possuir informação estatística oficial e os estudos sobre as necessidades, a realidade e os direitos.  A plataforma ganhou seu braço brasileiro com o lançamento da Articulação Brasileira de Crianças e Adolescentes com Familiares Encarcerados (CAFE´s).

Assim, o primeiro dia de evento será focado no contexto e em experiências do Brasil e da América Latina sobre a temática, com foco na conjuntura política e na perspectiva dos direitos humanos. Já no segundo dia, serão apresentadas, com exclusividade, as conclusões do levantamento, que servirão de base para o trabalho da plateia, dividida em grupos temáticos.

Para a organização do evento, o objetivo dele é ampliar a rede nacional CAFE´s, fomentar a participação de grupos de crianças e adolescentes, seus familiares e outros atores para este debate. Além disso, pretende articular com redes da América Latina em âmbito internacional não apenas a elaboração pesquisas e sistemas de informação colaborativos sobre crianças e adolescentes com familiares encarcerados, como incidir em espaços e órgãos para deliberar políticas públicas para esse público.    

Serviço:
Onde: Memorial da América Latina de São Paulo.
Horários: dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2017, das 8h às 18h.
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo (SP).

Programação
Dia 30 de novembro

8h – Credenciamento
8h30 – Mística
9h30 – Mesa de abertura
10h – Painel I:
“Conjuntura política, direitos humanos, encarceramento, crianças e adolescentes.”
12h30 – Almoço
14h – Intervenção Cultural
14h30 – Painel II:
“Experiências no Brasil e na América Latina de Crianças e Adolescentes com Familiares Encarcerados”
17h – Síntese do dia
17h30 – Intervenção Cultural

Dia 01 de Dezembro
8h – Credenciamento
8h30 – Mística Inicial
9h – Painel III:
”Apresentação do levantamento dados e relatos sobre as crianças e adolescentes com familiares encarcerados no Brasil”      
10h30 – Divisão em Grupos Temáticos: Situação dos Encarcerados e seus filhos
13h – Apresentação da Banda Alana
16h – Plenária dos Grupos de Temáticos
17h – Leitura da Carta de Compromisso
17h30 – Apresentação cultural de encerramento

Informações para a Imprensa:
Aldeias Infantis SOS Brasil

Rodrigo Zavala
Cel. +5511 94143-5654 
E-mail: rodrigo.zavala@aldeiasinfantis.org.br