Jovens de comunidades do Rio e São Paulo celebram o Dia da Internet Segura
A ONG Recode, com mais de 20 anos de atuação voltada ao empoderamento digital, promove uma maratona de oficinas para jovens em comunidades do Rio e São Paulo nos dias 06, 07 e 08/02 no contexto das celebrações em torno do Dia da Internet Segura (06/02). As inscrições poderão ser feitas no local em até 30 minutos antes do início das atividades.
Na Associação de Moradores da Candelária, na Mangueira, uma oficina com produção de fanzines sobre ciberbullying, violação de intimidade e privacidade na rede será realizada com apoio da Safernet Brasil, responsável pelo Dia da Internet Segura no país desde a 1ª edição em 2009 (www.diadainternetsegura.org.br), e participação do embaixador Jovem do Dia da Internet Segura no Rio de Janeiro. A ação tem a parceria da Associação Meninas e Mulheres do Morro e Sacode Mangueira e contará com a participação de Rodrigo Baggio, presidente da ONG Recode.
A data, comemorada em mais de 110 países, promove a conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da web. Em 2018 já são mais de 40 atividades programadas em diversas cidades do país. No Rio, além da Mangueira, comunidades de Niterói, Cidade de Deus, Acari, Paciência e São Gonçalo também receberão oficinas para adolescentes em parceria com instituições locais. Em São Paulo, a atividade acontece em Nova Cachoeirinha, no Espro.
Ainda no dia 06/02, a ONG Recode disponibiliza no site www.recode.org.br a cartilha Internet Segura, voltada para professores e alunos, com orientações e sugestões de dinâmicas para abordar o tema em sala de aula.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
OFICINAS DIA DA INTERNET SEGURA
06/02 (TERÇA-FEIRA)
10h –INPAR – Instituto Presbiteriano Álvaro Reis – Cidade de Deus/Rio
Endereço: Rua Edgard Werneck, 846 – Pechincha
10h – Associação de Moradores da Candelária – Mangueira/Rio, em parceria com Associação Meninas e Mulheres do Morro e Sacode Mangueira. *Corealização e dinâmica promovida pela coordenação jovem do Dia da Internet Segura no RJ (Programa Youth@SID – Safernet Brasil).
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1100 fds (Galpão em frente ao Bar do Zé)
14h – CEJOMM – Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida – Niterói/ Rio
Endereço: Rua Padre Emilio Miotti nº10 Niterói/ Rio.
14h – Espro – Nova Cachoeirinha/SP (evento fechado ao público externo)
07/02 (QUARTA-FEIRA)
9h – Meninos da Amendoeira – São Gonçalo/Rio
Rua Emídio Dantas Barreto LT 06 Qd 26 Jardim Amendoeira – São Gonçalo/Rio
10h e 14h – Pastoral do Menor – Acari/Rio
Endereço: Rua Guaiuba, 130 – Acari/Rio
08/02 (QUINTA-FEIRA)
10h e 14h – Pastoral do Menor – Paciência/Rio
Endereço: Rua Alcantil, 140 – Parque São Paulo – Paciência/Rio
Sobre a ONG Recode
A ONG Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede internacional presente em 7 países e já impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.
Sobre o Dia da Internet Segura
A data é uma iniciativa global idealizada pela Comissão Europeia, através da Rede INSAFE, dedicada à proteção de direitos online. O evento já ocorre em mais de 110 países e no Brasil é coordenado, desde 2009, por uma Comissão Organizadora formada pela SaferNet Brasil e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), ao lado do Ministério Público Federal. Em 2018 o dia 06 de Fevereiro marcará a 10ª Edição Brasileira, mobilizando os diferentes setores da sociedade com o tema: "Crie, conecte e compartilhe respeito".www.diadainternetsegura.org.br
Mais informações:
Flávia Ribeiro – Assessoria de Imprensa
(21) 99114-5985
flaviaribeiro.assessoria@gmail.com