Curso gratuito para professores oferece formação em Educação Midiática

Compartilhe


Iniciativa do Palavra Aberta e da Fundação Vanzolini aborda tema obrigatório na BNCC

O Instituto Palavra Aberta e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini desenvolveram o curso Educação Midiática e a BNCC para professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O objetivo é ampliar a reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, tema que faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017.

A iniciativa conjunta das organizações visa suprir uma carência imediata referente a esse assunto na formação docente, uma vez que possibilita ao professor a ampliação do letramento midiático por meio da análise, produção, circulação e redistribuição de informação e de opinião na era digital.

O curso, que contou com o apoio do Google para ser desenvolvido, prevê que os professores reflitam sobre o planejamento e a coordenação de situações de ensino-aprendizagem, junto a seus alunos e alunas, que envolvam o trato ético e crítico com a informação e opinião nos tempos e espaços escolares, como demanda a BNCC.

Totalmente gratuito, o curso é 100% on-line e autoinstrucional – ou seja, o professor tem liberdade de realizá-lo no tempo que desejar. A carga horária de 30 horas está organizada em quatro módulos temáticos: comunicação como direito; campo jornalístico-midiático; produção e circulação de informação na era digital e, por fim, comunicação de marcas e novos formatos de marketing.

Apesar de ser destinado a docentes da Educação Básica, quaisquer interessados podem se cadastrar e assistir ao curso. A inscrição e o acesso se dão por meio da plataforma http://educamidia.org.br.

Sobre o Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamentos e opiniões. A partir de pesquisas, estudos, seminários e campanhas, busca promover a liberdade de expressão, de imprensa e de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.

Sobre a Fundação Vanzolini

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em 31 de março de 1967 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A sua área de Gestão de Tecnologias em Educação (GTE) desenvolve e gerencia soluções inovadoras para programas educacionais, colocando a tecnologia a serviço do ensino e aprendizado efetivos.

Informações para a imprensa

Instituto Palavra Aberta
Mariana Mandelli – marianamandelli@palavraaberta.org.br
Telefone: (11) 3034-5295/ (11) 9 9226-0372

Fundação Vanzolini
Carla Minozzo – cminozzo@vanzolini-ead.org.br
Marcos Evandro Galini – mgalini@vanzolini-ead.org.br
Telefone: (11) 3868-0100 – ramal 154