Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil será marcado por eventos em todo o país

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil será marcado por eventos em todo o país

Compartilhe

http://andi.org.br/wp-content/uploads/2020/09/BNR_SITE_574x382px.png

As atividades já estão acontecendo em diferentes cidades brasileiras, com a participação dos Fóruns Nacional e Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Na quarta-feira, dia 12 de junho, é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data será marcada com mobilizações em todo o país. Diversas instituições que compõem a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil já estão promovendo eventos como audiências públicas, caminhadas, exposições, panfletagem e seminários, entre outros.

As ações são parte da campanha Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar, realizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. Nas redes sociais, a iniciativa é identificada pela hashtag #InfanciaSemTrabalho.

“A campanha é uma oportunidade para exigir do Estado brasileiro o cumprimento da meta de eliminar o trabalho infantil até 2025. Essa mobilização ganha importância com a participação dos Fóruns Estaduais, de municípios e entidades parceiras”, afirma Isa Oliveira, Secretária Executiva do FNPETI.

MUSEU DO AMANHÃ (RJ)

Um dos marcos da campanha ocorrerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. No dia 12 de junho, haverá rodas de debates, oficinas com adolescentes e apresentações culturais. Na mesa de abertura, às 10h, está previsto o lançamento oficial da campanha “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, além da apresentação de dados sobre trabalho infantil, com representantes do FNPETI, OIT e MPT, entre outros. O evento é promovido pelo Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI/RJ), em parceria com o Museu do Amanhã e instituições integrantes do Fórum do Rio de Janeiro. A entrada é franca. Inscrições pelo site: https://bit.ly/2Vymc5a

PROGRAMAÇÃO

Veja a programação de eventos no DF e nos estados para o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: http://bit.ly/2R5ppIQ

CRIANÇAS NO TRABALHO

O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando, de acordo com dados do IBGE (PnadC 2016). Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

Saiba mais sobre o trabalho infantil no Brasil: https://fnpeti.org.br/cenario

Veja também dados sobre acidentes e mortes de crianças e adolescentes que trabalham: http://bit.ly/2YLowYx

MOBILIZAÇÃO

A mobilização de 2019 faz parte também da celebração dos 25 anos do FNPETI, dos 100 anos da OIT e dos 20 anos da Convenção 182 da OIT, que trata das piores formas de trabalho infantil.

A Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), é formada pelos Fóruns Estaduais de Erradicação do Trabalho Infantil e por entidades como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Fundação Abrinq, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Plenarinho, Salesianos, Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Instituto Aliança, Circo de Todo Mundo, dentre outras.

Mais sobre a campanha em www.fnpeti.org.br/12dejunho.

CONTATOS PARA ENTREVISTAS

Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)
Isa Oliveira, Secretária Executiva
(61) 3349-5660 / 3273-9826
(61) 99952-8045
(61) 98505-3465
fnpeti@fnpeti.org.br
comunicacao@fnpeti.org.br
 

Ministério Público do Trabalho (MPT)
Patrícia Sanfelici, Procuradora do Trabalho e coordenadora nacional da Coordinfância
(51) 98269-1279
patricia.sanfelice@mpt.mp.br
 

Ronaldo Lira, Procurador do Trabalho e vice-coordenador da Coordinfância 
(19) 99199-8202
ronaldo.lira@mpt.mp.br
 

Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Maria Cláudia Falcão, Coordenadora da Área de Princípios Fundamentais no Trabalho Infantil e Trabalho Escravo
(61) 2106-4637 / 4638