SEMINÁRIO PRIMEIRA INFÂNCIA – EDUCAÇÃO E ESPORTE

Compartilhe

Seminário Primeira Infância – Esporte e Educação, acontece nos dias 09 e 10 de Agosto em Três Lagoas, MS, com transmissão ao vivo para todo o país pela internet

Nos dias 09 e 10 de Agosto, em Três Lagoas – MS, acontece o “Seminário Primeira Infância, Esporte e Educação”, organizado pelo Centro de Referência Esportiva Três Lagoas. O evento, conta com o patrocínio da Petrobrás e apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, do Fórum de Educação Infantil do Mato Grosso do Sul – Regional Costa Leste, da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, FUNDESPORTE e parceria estratégica da ANDI – Comunicação e Direitos e RNPI – Rede Nacional Primeira Infância.

O “Seminário Primeira Infância, Esporte e Educação” reflete a premissa assumida pela Rede Nacional Primeira Infância priorizando a garantia dos direitos da criança e do adolescente conforme consta no Art. 227 da Constituição Federal, contribuindo para a troca de conhecimentos teóricos e práticos seguindo a agenda de ações afirmativas de promoção do esporte educacional de acordo com as ações do CRE-TL e do Programa Petrobrás Socioambiental.

Através da criação de um espaço de discussão e intercâmbio de conhecimentos, o seminário oferece oportunidades para que gestores, professores, acadêmicos, atendentes e monitores de creches, CEI’s e outros profissionais de educação e esporte adquiram uma fundamentação técnico científica e possam implementar novas práticas que garantam a qualidade e o acesso ao esporte, ao lazer e a convivência familiar e comunitária para a primeira infância.

“O seminário nos oferece a oportunidade de olhar para a primeira infância como tema prioritário e indispensável para o alcance do desenvolvimento humano sustentável, buscando trazer as crianças em situação de vulnerabilidade para o centro de nossas ações”, explica Gilbert Scharnik, diretor do Centro de Referência Esportiva Três Lagoas. Segundo Scharnik, “a participação do poder público e da sociedade civil organizada no Seminário  demonstra claramente que lideranças locais, regionais, estaduais e nacionais estão cumprindo seu papel e realizando ações indispensáveis para o alcance e cumprimento do que prevê a Convenção Internacional dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito ao processo de educação e esporte para primeira infância".

O Seminário

Na noite do primeiro dia das 19:00 às 21:00, o painel de abertura do seminário, coordenado pelo Diretor do CRE, Gilbert Scharnik, irá tratar dos fundamentos e conceitos para a garantia de direitos da primeira infância. O painel conta com a presença do Prof. Dr. Dr. Sydnei Ferreira Ribeiro do Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul; Prof. Emerson Silva, Coordenador Pedagógico do CRE-TL; Marizeth Bazé, representante da Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul; Heliety Antiqueira, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas; Profª. Angela Brito, Coordenadora Pedagógica da SEMEC/TL; Vera Helena Arsioli Pinho, Secretária de Assistência Social de Três Lagoas; Profª. Dra. Terezinha Bazé de Lima, membro fundador do grupo gestor do Fórum Regional de Educação Infantil Costa Leste; Secretária Executiva da Rede Nacional Primeira Infância e Diretora Executiva da ANDI, Miriam Pragita, uma das maiores expoentes no tema da primeira infância do Brasil.

Na manhã do segundo dia (10) as palestras começam às 08:00 com o Prof. Dr. Armando Marino Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul com a palestra “O Direito de Brincar”. Conforme foi definido pela BNCC, o ato de brincar é de extrema importância para o aprendizado, uma vez que brincando a criança pode se expressar, conhecer a si e ao outro, resolver conflitos e explorar o ambiente no qual está inserida.

Às 08:45, o Coordenador do Núcleo de Educação Física da SEMEC/TL, Semy Elias, será responsável pela palestra “Educação e Cuidado: reflexões, possibilidades e responsabilidades”, sobre ações voltadas ao cuidado e educação de bebês e crianças pequenas.

Às 09:30, o grupo teatral Nem Nome Tem, com apoio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), apresenta “O Lúdico e o Imaginário, histórias para contar e ser contadas” sobre a importância da prática da leitura e contação de histórias na Educação Infantil. A performance trata de como usar a imaginação para incentivar a criatividade e a expressão, além de ser uma prática pedagógica que colabora para o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da percepção das representações simbólicas.

Às 10:15, Prof. Aroldo Antonio da Silva, Coordenador do Fórum Regional da Educação Infantil da Costa Leste, apresenta a palestra “Atividades Físicas e Educação Infantil”. A fala busca trazer teorias e práticas a serem aplicadas para reforçar os principais objetivos da atividade física infantil como o domínio do controle corporal, a capacidade de diferenciar cada parte do corpo, adquirir noções de espaço, melhorar o desempenho em atividades físicas e cooperar em atividades de grupo.

Às 11:00, a psicopedagoga Juliana Ottino e a psicóloga Ludimila Testi Agutoli, do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado da SEMEC/TL, apresenta a palestra “Inclusão, Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil”. A palestra visa a fundamentação teórica e prática em relação ao atendimento especial, previsto por lei, para crianças portadoras de necessidades especiais dentro das unidades escolares. Serão abordadas formas de incluir crianças que precisam de atendimento educacional especializado nas atividades na educação infantil dentre outros temas relevantes.

Às 11:45, o Bombeiro Militar Oficial Tenente de Sá, do 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas, irá falar sobre “A Segurança da Criança” em uma palestra sobre ações protetivas voltadas para bebês e crianças pequenas, reforçando a importância do conhecimento das técnicas corretas para prestar atendimento emergencial de crianças e bebês.

Após a última palestra da manhã, haverá uma pausa para o almoço e as atividades serão retomadas às 13:30 com as oficinas práticas e debates, até as 16:30.

 

OFICINAS:

13:30 – 16:30

Sala: “Direito à educação, cultura, esporte e lazer”

Oficina Prática: Esporte Educacional: caminhos, jogos e brincadeiras – Equipe CRE

 

Sala: “Direito à Convivência Familiar e Comunitária”

Oficina Prática: Contação de História – Grupo Teatral Nem Nome Tem

 

Sala: “Direito à Vida e à Saúde”

Oficina Prática: Atividade Física para Educação Infantil – Professor Aroldo Antônio da Silva

 

Sala: "Direito à Liberdade, ao Respeito e a Dignidade"

Oficina Prática: O Direito de Brincar – Professora Ivonete Ribeiro

 

DEBATES:

13:30 – 16:30

Salas “Direito à Liberdade, ao Respeito e a Dignidade” e “Direito à profissionalização e a proteção”:

Apresentação de Artigos Científicos sobre Primeira Infância

 

Serviço:

Secretária do Seminário

Verlaine de Albuquerque – (67) 99866 6357

Assessoria de Imprensa do Centro de Referência Esportiva

Lucas Casasco – (67) 98130 4134

Carlos Eduardo Moreira de Souza – (62) 99134 8743