Processo Seletivo Simplificado n° 002/2020 – Bibliotecário/a

Compartilhe

A ANDI – Comunicação e Direitos está selecionando consultor da especialidade de biblioteconomia, para contratação na modalidade produto, para executar as atividades inerentes ao desenvolvimento e à implementação de biblioteca online vinculada à Plataforma Observa – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância, iniciativa realizada no âmbito do projeto “Primeira Infância é Prioridade”, firmado entre a ANDI, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a Petrobras.

Modalidade: Consultoria na modalidade produto.

Objeto da Consultoria: Desenvolvimento de biblioteca online da Plataforma Observa – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância. A biblioteca é um ambiente virtual que reunirá materiais de referência sobre a primeira infância em formato de textos, vídeos e áudios. A etapa de desenvolvimento consiste na revisão do layout desse ambiente, atendendo aos critérios estabelecidos pela Ciência da Informação, em diálogo com a Coordenação do Observa e com a Secretaria Executiva da ANDI/RNPI, e a alimentação de uma primeira versão da biblioteca para o lançamento da Plataforma.

Especificações relativas à prestação de serviço:

  • Descrição das atividades:
  1. Revisão do layout do ambiente virtual da biblioteca, a partir de proposta preliminar apesentada pela ANDI;
  2. Sugestão de soluções tecnológicas que ofereçam opções de navegabilidade atrativas e compatíveis com o público que se deseja alcançar;
  3. Definição dos marcadores para busca e identificação de conteúdo;
  4. Pesquisa e curadoria de conteúdos textuais e audiovisuais relacionados à temática da primeira infância para fins de alimentação da biblioteca: documentos de órgãos governamentais, investigações acadêmicas e estudos elaborados por organizações da sociedade civil, fundações empresariais e instituições de cooperação internacional;
  5. Definição dos critérios de classificação e registro do conteúdo a ser apresentado na biblioteca em diálogo com a Coordenação do Observa e com a equipe ANDI/RNPI;
  6. Classificação e registro do conteúdo a ser apresentado no site;
  7. Upload dos documentos e materiais em demais formatos de mídias na biblioteca digital da Plataforma Observa – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância;
  8. Definição de critérios de rotinas de atualização da biblioteca;
  9. Acompanhamento do desenvolvimento tecnológico da página;
  10. Participação em reuniões presenciais e/ou à distância com a Coordenação do Observa e com a equipe de tecnologia responsável pelo desenvolvimento da plataforma, sempre que necessário.
     
  • Conhecimentos exigidos: Organização e administração de bibliotecas: planejamento e estrutura organizacional. Desenvolvimento de áreas funcionais da biblioteca. Planejamento e automação de biblioteca. Catalogação descritiva de diversos tipos de materiais, incluindo multimeios e recursos eletrônicos. Conceito de bancos de dados, bases de dados e bibliotecas digitais. Conhecimento de recursos informacionais disponíveis e de técnicas de tratamento da documentação com domínio das tecnologias digitais. Conhecimento dos principais sistemas de gerenciamento de informação nacionais e internacionais. Normas técnicas da ABNT para a área de documentação. Estratégia de busca de informação: planejamento e etapas de elaboração. Pesquisa em bases de dados.
     
  • Requisitos: Graduação em Biblioteconomia.
     
  • Experiência profissional: Experiência mínima de 03 (três) anos de atuação na área da biblioteconomia. Desejável ter experiência nas áreas de:
  1. Bibliotecas virtuais ou catalogação de acervos digitais;
  2. Promoção e garantia dos direitos humanos;
  3. Monitoramento de ações ou políticas públicas.
     
  • Localização geográfica: O/a profissional deve ter residência no Distrito Federal.
     
  • Modelo de operação: À distância (home office).
     
  • Regime de contratação: Pessoa Jurídica (inclui MEI).
     
  • Período: 04 meses (Junho a Setembro de 2020).
     
  • Remuneração: R$ 12.000,00 (doze mil reais), divididas em quatro parcelas mensais e iguais de R$ 3.000,00 (três mil reais).
     
  • Número de vagas: 01 (uma) vaga.

 

Dos prazos e condições gerais: Profissionais ou empresas que tenham interesse na prestação desse serviço devem enviar seus currículos para o e-mail: andi@andi.org.br até o dia 24 de maio de 2020, com o título “Processo Seletivo Simplificado 002/2020 – Bibliotecário/a”.

 

 

Temas deste texto: ANDI Institucional