Centros de Educação Infantil no Centro-Oeste oferecem bons níveis de acessibilidade

Compartilhe

Apesar dos grandes desafios ainda pela frente, a região Centro-Oeste apresenta os melhores resultados em relação à acessibilidade das instituições de ensino infantil, com o menor percentual de matrículas em creches e pré-escolas em instituições sem recursos de acessibilidade no país, 43% e 33%, respectivamente. A média brasileira, para as duas etapas de ensino é de 61% e 53%.

Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2020 que acabam de ser atualizados são da plataforma plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância disponível para auxiliar gestores públicos e outros atores envolvidos no ciclo de formulação e implementação de políticas públicas para primeira infância, incluindo sociedade civil.

A plataforma que foi criada pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e pela ANDI-Comunicação e Direitos é estruturada em três eixos: 1) Indicadores; 2) Planos pela Primeira Infância; e 3) Biblioteca.

Com o OBSERVA, gestores públicos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal podem consultar a ferramenta e analisar como andam as políticas públicas para a primeira infância no seu município. A plataforma oferece dados para os 446 municípios da região Centro-Oeste, nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

WEBINÁRIO OBSERVA: EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a ANDI Comunicação e Direitos promovem, nesta quarta-feira (30/06), o webinário “OBSERVA: Educação Infantil em Foco”.

O evento terá dois blocos temáticos. O primeiro “Infraestrutura Escolar na Educação Infantil” vai mostrar os dados mais recentes sobre infraestrutura de creches e pré-escolas no Brasil a partir do levantamento da plataforma OBSERVA — Observatório do Marco Legal da Primeira Infância.

No segundo bloco, o tema será “Exclusão Digital na Educação” com o propósito de debater um dos grandes desafios para a continuidade do aprendizado dos estudantes em um contexto de ensino remoto imposto pela pandemia da Covid19.

Faça sua inscrição aqui: bit.ly/observaeducacao

Para participar do webinário, ao vivo, acesse: bit.ly/webinarioeducacaoinfantil 

DADOS INÉDITOS SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA NO BRASIL

Segundo Miriam Pragita, Coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI e Diretora da ANDI, a ferramenta, que apresenta dados inéditos sobre o Brasil, já que reúne indicadores com recorte analítico para as crianças de 0 a 6 anos e referenciados no Marco Legal da Primeira Infância, será constantemente atualizada porque é um suporte fundamental para gestores municipais e estaduais, além de instituições da sociedade civil e e imprensa.

O OBSERVA é resultado dos esforços da ANDI/RNPI em aliança com a Fundação Bernard van Leer e com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade — cujo objetivo é promover a capacitação de gestores públicos, jornalistas e atores da sociedade civil, visando a promoção dos direitos das crianças nessa faixa etária.

Ficha de metadados. No Observa cada indicador possui uma ficha de metadados que apresenta o seu conceito, seus aspectos metodológicos e reflete sobre a sua importância no âmbito da garantia de direitos para a primeira infância e a sua relação com o Marco Legal.

Interface com os ODS. O indicadores do Observa também possuem interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ficha de metadados detalha essa interface ao apresentar o ODS e as metas correspondentes a cada indicador.

Relatórios personalizados. O Observa disponibiliza aos gestores públicos e demais atores sociais um relatório personalizado para todos os 5.570 municípios brasileiros.

Dados abertos. Além do relatório personalizado, todos os dados do Observa estão disponíveis para download, incluindo gráficos e tabelas em Excel.

Acesse o OBSERVA no link a seguir e veja qual a realidade da primeira infância na sua cidade: https://rnpiobserva.org.br