Nordeste está abaixo da média brasileira no acesso a creche de crianças de 0 a 3 anos

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Os indicadores na área da Educação apontam grande déficit de oferta de educação em tempo integral para crianças de 0 a 3 anos no Nordeste, já que apenas 29% matrículas nessa faixa etária possuem jornada ampliada, de pelo menos sete horas, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica 2020. A média no Brasil é de 58%.

Os dados atualizados são do OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância, lançado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e pela ANDI – Comunicação e Direitos. Com a plataforma, gestores públicos nordestinos poderão avaliar e monitorar as políticas públicas locais destinadas às crianças de 0 a 6 anos.

A Rede Nacional Primeira Infância – RNPI e a ANDI Comunicação e Direitos promovem, nesta quarta-feira (30/06), o webinário Observa-Educação Infantil em Foco, que contará com especialistas da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para falar sobre o tema em questão.

Faça sua inscrição aqui: bit.ly/observaeducacao

Para participar do webinário, ao vivo, acesse: bit.ly/webinarioeducacaoinfantil 

Indicadores nacionais sobre a Primeira Infância

A plataforma disponibiliza um conjunto de 44 indicadores, com informações sobre os nove estados e os 1.793 municípios da região Nordeste. Cada indicador permite visualizar séries históricas (de 2016 ao ano mais recente), comparações entre entes federativos (em nível nacional, regional, estadual e municipal) e desagregações por aspectos socioeconômicos.

Segundo Miriam Pragita, Coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI e Diretora da ANDI, a ferramenta apresenta dados inéditos sobre o Brasil, já que reúne indicadores com recorte analítico para as crianças de 0 a 6 anos e referenciados no Marco Legal da Primeira Infância — e com foco nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

O Observa é resultado dos esforços da ANDI/RNPI em aliança com a Fundação Bernard van Leer e com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade — cujo objetivo é promover a capacitação de gestores públicos, jornalistas e atores da sociedade civil, visando a promoção dos direitos das crianças nessa faixa etária.

Ficha de metadados. No Observa cada indicador possui uma ficha de metadados que apresenta o seu conceito, seus aspectos metodológicos e reflete sobre a sua importância no âmbito da garantia de direitos para a primeira infância e a sua relação com o Marco Legal.

Interface com os ODS. O indicadores do Observa também possuem interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ficha de metadados detalha essa interface ao apresentar o ODS e as metas correspondentes a cada indicador.

Relatórios personalizados. O Observa disponibiliza aos gestores públicos e demais atores sociais um relatório personalizado para todos os 5.570 municípios brasileiros.

Dados abertos. Além do relatório personalizado, todos os dados do Observa estão disponíveis para download, incluindo gráficos e tabelas em Excel.

Vulnerabilidade social da primeira infância no Nordeste

Os indicadores do Observa para a área de Assistência Social mostram que o Nordeste ainda tem um longo trabalho a fazer a fim de transformar a dura realidade vivida por boa parte das suas crianças.

Dados do PNAD de 2019, indicam que 69,2% das crianças nordestinas de 0 a 5 anos vivem em situação domiciliar de pobreza.

Acesse a plataforma Observa e conheça todos os indicadores: rnpiobserva.org.br