Festival 3i traz temas do jornalismo em dez dias de debates

Festival 3i traz temas do jornalismo em dez dias de debates

Compartilhe

Entre os dias 15 e 25.mar.2022, a Associação de Jornalismo Digital (AJOR) promoverá a terceira edição do Festival 3i, um dos maiores eventos brasileiros de jornalismo digital e inovador. Durante dez dias, profissionais e estudantes terão acesso de forma gratuita e on-line a debates sobre jornalismo inovador, inspirador e independente no país. Para se inscrever, clique aqui.

O Festival é a primeira iniciativa do continente latinoamericano voltada especialmente para a inovação e o empreendedorismo, pautado com o objetivo de celebrar o bom jornalismo, permitir encontros de iniciativas da área e reflexões importantes sobre o tema, inspirar novos jornalistas e abordar a liberdade de experimentação.

A edição de 2022 está organizada em cinco trilhas temáticas: democracia, diversidade, distribuição, empreendedorismo e meio ambiente. Os encontros on-line também serão realizados nos formatos de mesas, com especialistas sobre temas caros à profissão; diálogos, por meio de entrevistas com importantes pensadores e pensadoras nacionais e internacionais; e painéis, com relatos e vivências de quem faz o jornalismo independente acontecer.

Para Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Rádio Novelo e vice-presidente da Ajor, um dos principais aspectos do 3i é a diversidade da programação, com convidados das cinco regiões do país e temas ligados ao futuro do jornalismo. “O que a gente quer é que os participantes saiam inspirados, que criem suas próprias iniciativas ou que consigam melhorar suas estratégias de negócio para garantir a sustentabilidade dos seus veículos independentes”, afirma Alpendre.

Todos os conteúdos do Festival 3i terão intérprete de libras.

Confira algumas mesas em que a Abraji estará presente:

  • Painel: “Como construir uma boa pauta” | 17.mar.2022, às 14h | Convidado: Marcelo Beraba, um dos fundadores e primeiro presidente da Abraji; a mediação será de Ana Luisa Gomes, diretora de gestão da OBORÉ.
  • Mesa: “Redes sociais e eleições – como vai ser o jogo?” | 17.mar.2022, às 19h | Convidadas: Tatiana Farah, gerente executiva da Abraji e analista política da agência Brasília Alta Frequência (BAF), Mariama Correia, editora e repórter da Agência Pública, e Jamile Santana, jornalista de dados e especialista em Transparência Pública em municípios; a mediação será de Maria Martha Bruno, diretora de conteúdo da Gênero e Número.
  • Mesa: “Ódio e desinformação contra os profissionais que os combatem diariamente” | 20.mar.2022, às 14h | Convidados: Gabi Coelho, jornalista de fact-checking no Estadão Verifica e diretora da Abraji, e Thiago Tavares, Fundador e presidente da Safernet Brasil; a mediação será de Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.
  • Painel: “O papel do ensino para um jornalismo inovador e independente” | 21.mar.2022, às 10h | Convidados: Natalia Mazotte, presidente da Abraji e coordenadora do Programa de Jornalismo no Insper, e as estudantes Andrelina Braz e Maria Souza; a mediação será de Carolina Monteiro, professora da Universidade Católica de Pernambuco.

 

Fonte: Abraji