Instituto Patrícia Galvão lança guia de comunicação sobre violência e assédio contra mulheres no trabalho

Instituto Patrícia Galvão lança guia de comunicação sobre violência e assédio contra mulheres no trabalho

Compartilhe

Objetivo é oferecer dados, informações e sugestões de fontes de referência para uma abordagem em defesa do direito das mulheres a um ambiente de trabalho livre de violência

Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Instituto Patrícia Galvão lança o guia A pauta é violência e assédio contra mulheres no trabalho, elaborado com apoio da Laudes Foundation. A publicação tem o objetivo de contribuir para o debate público sobre a violência e o assédio contra mulheres no trabalho a partir de uma perspectiva de gênero e de garantia dos direitos humanos, que inclui o direito das mulheres a uma vida livre de violência e assédio.

Buscando oferecer apoio a jornalistas, especialistas e ativistas, o guia reúne dados atualizados e explicações sobre conceitos básicos, como, por exemplo, assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.Também são apresentados os principais achados da pesquisa Percepções sobre a violência e o assédio contra mulheres no trabalho (Instituto Patrícia Galvão/Locomotiva, 2020), além de um capítulo dedicado à importância da ratificação da Convenção 190, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo Brasil. Tratado internacional que define padrões legais e éticos e contém recomendações para o enfrentamento da violência e do assédio contra trabalhadoras e trabalhadores, a Convenção 190 entrou em vigor em junho de 2021 e até o momento foi ratificada por 10 países.

Sobre o Instituto Patrícia Galvão: Organização feminista que desde 2001 atua de forma estratégica na articulação entre as demandas pelos direitos das mulheres e a visibilidade e o debate público sobre essas questões na mídia.

Sobre a Laudes Foundation: Fundação independente que apoia ações para inspirar e desafiar a indústria a usar o seu poder para o bem comum, trazendo benefícios às pessoas e buscando a preservação do meio ambiente.

Informações para a imprensa: (11) 94481-9443, [email protected]