Jornalistas e especialistas latinoamericanos discutem temas urgentes para a garantia de direitos

Jornalistas e especialistas latinoamericanos discutem temas urgentes para a garantia de direitos

Compartilhe

Evento online também apresenta nova edição do curso “A infância no centro da pauta”

Este webinário toma como base um cenário marcado pelos impactos da crise econômica, das frequentes migrações e da pandemia do Coronavírus nos diversos países da América Latina.

Seu objetivo é oferecer uma perspectiva abrangente das abordagens mais estratégicas para uma cobertura jornalística de qualidade sobre a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes nesse contexto tão desafiador.

O evento contará com tradução simultânea em português e espanhol. A realização é do Instituto Arcor em parceria com a ANDI – Comunicação e Direitos.

Para inscrever-se na aula inaugural, basta preencher o formulário disponível aqui.

Conheça os tópicos em debate na aula inaugural e os profissionais convidados:

  • Pobreza e desigualdade na infância: desafios para a mídia – Carolina Trevisan, Jornalista Amiga da Criança
  • Prioridades para a educação no contexto pós-pandemia – Albertina Marquestau, diretora do site de notícias Bacap e professora da Universidade Nacional de Mar del Plata
  • Crianças e adolescentes migrantes: tendências no atual cenário latino-americano – Débora Castiglione, assistente de operações da Organização Internacional para as Migrações (OIM)
  • Mediação: Veet Vivarta, jornalista e consultor da ANDI – Comunicação e Direitos, consultor associada da Red ANDI América Latina.

SOBRE O CURSO

As inscrições para o curso à distância “A infância no centro da pauta”, que tem início no dia 12 de maio, podem ser realizadas aqui.  As vagas são limitadas.

O curso “A infância no centro da pauta” está estruturado segundo cinco módulos didáticos e oferece uma visão articulada das diretrizes internacionais que orientam a formulação dos marcos legais e das políticas públicas vigentes no Brasil, com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Com base em documentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), são trabalhados os conceitos gerais que sustentam o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos, merecendo prioridade no âmbito do Estado, da sociedade e da família.

Ao mesmo tempo, são debatidas as principais medidas a serem implementadas visando garantir o pleno desenvolvimento de cada criança e adolescente, em três momentos específicos: Primeira Infância (0 a 6 anos incompletos), Infância Intermediária (6 a 12 anos incompletos) e Adolescência (12 a 18 anos incompletos).

Do ponto de vista da técnica jornalística, serão discutidos temas como terminologia apropriada, critérios para entrevistas com crianças, uso adequado de imagens e estratégias para uma representação efetiva da diversidade presente na infância e adolescência brasileiras.

O curso é uma iniciativa do Instituto Arcor, realizada em aliança com a ANDI – Comunicação e Direitos. Seu conteúdo destina-se especificamente a jornalistas, comunicadores e estudantes de áreas relacionadas. A carga horária total é de 80 horas-aula e as atividades contam com tutoria para apoio aos alunos.

Mais informações:
Flávia Falcão
(61) 2102-6508
ffalcao@andi.org.br