A cada hora, mais de três crianças sofrem violência sexual

A cada hora, mais de três crianças sofrem violência sexual

Compartilhe

Você já pensou que enquanto você lê este texto mais uma criança pode estar sofrendo violência sexual?

Infelizmente, esta violação ainda é uma realidade no Brasil e pode estar mais próxima do que você pensa. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só em 2020, mais de 29 mil casos de violência sexual infantil foram notificados.

Isso significa que em 73,94% das notificações de violência sexual as vítimas são crianças e adolescentes.

Desde 2018, a Fundação Abrinq promove a campanha Pode Ser Abuso para alertar a sociedade sobre o assunto, orientar sobre os sinais que as crianças podem demonstrar em possíveis casos de violência sexual e incentivar a denúncia – uma das principais formas de combate à violação. Em pouco mais de quatro anos, a iniciativa já impactou mais de 2,7 milhões de pessoas pelas redes sociais, no entanto, dado o cenário atual, o trabalho de conscientização realizado pela Fundação não pode parar.

Nesta semana, a instituição lançou a campanha com dados atuais e novas maneiras de compartilhar, de forma simples e compreensível, a gravidade e as consequências da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Além de cartazes, e-book, camisetas e uma forte divulgação nas redes sociais, a Fundação Abrinq, neste ano, convidou diversos profissionais para participarem de uma série no YouTube, na qual retrata os diferentes aspectos da violação. O primeiro episódio já está no ar e, em menos de cinco minutos, explica o conceito e as diferentes formas da violência sexual infantil. Assista:

Os vídeos serão divulgados semanalmente e também podem ser acompanhados pelo site da campanha: www.podeserabuso.org.br.

Como participar da iniciativa

Toda a sociedade pode e deve fazer algo para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Confira algumas formas de ajudar:

•    Divulgue os cartazes nas redes sociais ou em outros canais com alto potencial de alcance;
•    Informe a sua rede de contatos sobre a campanha;
•    Compartilhe os materiais com os seus colegas de trabalho;
•    Indique a série para outras pessoas;
•    Vista a camiseta;
•    Não esqueça de usar as hashtags: #PodeSerAbuso #FundaçãoAbrinq e #Disque100.

Acesse todos os materiais da campanha aqui.

E lembre-se: a sua atitude pode mudar para sempre a vida de uma criança! Violência sexual é crime, denuncie! Disque 100, a ligação é gratuita e anônima, Ligue 180 ou vá até a delegacia mais próxima.

 

Fonte: Fundação Abrinq