Organizações denunciam autoridades públicas por desinformação e ataque ao sistema eleitoral na ONU

Organizações denunciam autoridades públicas por desinformação e ataque ao sistema eleitoral na ONU

Compartilhe

As organizações Conectas Direitos Humanos e Artigo 19 denunciaram nesta terça-feira (28), no Conselho de Direitos Humanos da ONU, a desinformação promovida por autoridades públicas, como o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, e os seus impactos nas eleições e na manutenção da democracia no país.

“Entre as diferentes ondas de informações enganosas que vemos no Brasil está o questionamento da integridade do sistema eleitoral brasileiro, inclusive por parte de autoridades públicas, entre elas o próprio presidente Jair Bolsonaro”, destacam. “Colocar em dúvida o sistema eleitoral é atentar contra seu funcionamento e contra o Estado Democrático, além de encorajar perigosamente ações contra suas instituições”.

A fala fez parte do “Painel sobre combate ao impacto negativo da desinformação no gozo e realização dos direitos humanos”, durante a 50ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça.

De acordo com um levantamento da plataforma jornalística “Aos Fatos”, o presidente Jair Bolsonaro fez 5.588 declarações falsas ou distorcidas durante seus 1.270 dias como presidente.

Assista ao pronunciamento da Conectas na ONU: 

Fonte: Conectas