UNICEF e Ipea lançam painel sobre investimentos para crianças e jovens

UNICEF e Ipea lançam painel sobre investimentos para crianças e jovens

Compartilhe

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desenvolveu uma metodologia que identifica a alocação de recursos públicos da União para primeira infância, crianças e adolescentes no Brasil.

Agora, os dados podem ser acessados no portal SIGA Brasil, do Senado Federal, que reúne informações sobre orçamento público e pode ser consultado por qualquer cidadão.

Os painéis “Gasto Social com Primeira Infância” e “Gasto Social com Crianças e Adolescentes” mostram gastos por área, como educação, saúde, enfrentamento da pobreza e assistência social, segurança alimentar, proteção dos direitos de crianças e adolescentes, saneamento, esporte, cultura e habitação.

“Com esses dados, será possível ter informação em tempo real e de maneira detalhada da alocação e execução do orçamento por área. Trata-se de um passo importante para melhorar a transparência e contribuir com informações precisas para todas as etapas de elaboração e discussão do orçamento público, de modo a que não se perca de vista o princípio constitucional da prioridade absoluta de crianças e adolescentes nas políticas públicas”, destaca a chefe de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação do UNICEF no Brasil, Liliana Chopitea.

Fonte: ONU Brasil