Fora da Escola Não Pode! Mutirão de matrículas escolares será realizado nos abrigos da Operação Acolhida

Fora da Escola Não Pode! Mutirão de matrículas escolares será realizado nos abrigos da Operação Acolhida

Compartilhe

Ao longo de todo o mês de janeiro, a campanha “Fora da Escola não Pode!” apoiará o processo de matrículas escolares de crianças e adolescentes refugiados e migrantes que vivem em Boa Vista. As ações ocorrerão nos abrigos da Operação Acolhida, nos Postos de Triagem e em ocupações informais da cidade.

O mutirão é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio do Instituto Pirilampos, Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), Agência da ONU para Refugiados (Acnur) e Organização Internacional para as Migrações (OIM), em coordenação com as Secretarias de Educação Municipal e Estadual.

Às 9h do dia 13 de janeiro, no abrigo Rondon 1, as atividades estarão abertas à imprensa, que poderá conversar com famílias e organizações envolvidas.

A volta às aulas, marcada para 1º de fevereiro, é um momento essencial para a garantia dos direitos e para a construção de um futuro digno para crianças e adolescentes no Brasil, incluindo refugiados e migrantes. Para assegurar que nenhuma criança fique fora da escola, a campanha acompanhará as famílias na identificação, no registro e no seguimento dos que estão fora da escola ou alunos e alunas com risco de evasão.

A campanha integra a estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE), desenvolvida pelo UNICEF com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que beneficia tanto brasileiros quanto refugiados e migrantes. Em Roraima, a campanha nos abrigos é implementada pelo Instituto Pirilampos e conta com o apoio da Acnur, da OIM, do Subcomitê Federal de Acolhimento e Interiorização e da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida.

Na abertura, representantes do UNICEF e do Instituto Pirilampos estarão presentes para explicar como funciona a Busca Ativa Escolar, uma metodologia e ferramenta tecnológica disponibilizada para estados e municípios no intuito de combater a evasão escolar e resgatar crianças e adolescentes que, por algum motivo, estejam fora da escola. O apoio ao processo de matrículas escolares em Boa Vista é uma das ações previstas para o calendário da BAE em Roraima.

Serviço
O quê
: Abertura do mutirão de matrículas escolares – A Busca Ativa Escolar nos abrigos humanitários, com representantes do UNICEF e do Instituto Pirilampos
Quando: Sexta-feira 13 de janeiro de 2023, às 9h
Onde: Rondon 1 – Treze de Setembro, Boa Vista (RR)

Atenção: para ter acesso ao abrigo, é preciso enviar o pedido ao e-mail do Departamento de Comunicação da Força-Tarefa Logística Humanitária (imprensa.d7opac@gmail.com), com cópia para apanarini@unicef.org, Amanda Panarini, oficial de Comunicação para Emergências do UNICEF no Brasil.

Fonte: UNICEF