UNICEF promove Encontro de Jornalistas e Comunicadores em Defesa dos Direitos da Infância e Adolescência no Amazonas

UNICEF promove Encontro de Jornalistas e Comunicadores em Defesa dos Direitos da Infância e Adolescência no Amazonas

Compartilhe

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e da ANDI– Comunicação e Direitos, promoverá o Encontro de Jornalistas e Comunicadores em Defesa dos Direitos da Infância e Adolescência no Amazonas, no dia 23 de setembro, das 8h30 às 16h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), em Manaus.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado. Dessa forma, o encontro visa promover o fortalecimento e garantias de direitos de crianças e adolescentes, uma vez que os profissionais da comunicação são fundamentais na mediação da informação entre as diversas instituições e na disseminação do que é divulgado perante a sociedade em relação aos direitos fundamentais de meninas e meninos”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

“Ao cobrir questões relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes, o jornalismo tem a oportunidade de colocar em discussão aspectos centrais para o desenvolvimento de cada município, dos diversos estados e do País todo. Os indicadores referentes aos principais desafios hoje enfrentados pelo Brasil evidenciam que os impactos mais graves sempre terminam recaindo sobre a população de até 18 anos. Se queremos que as políticas públicas efetivamente rompam com o ciclo da reprodução da desigualdade, da pobreza e da fome em nosso país, precisamos que as condições de vida de crianças e adolescentes estejam no centro do debate público, com qualidade de informação e pluralidade de pontos de vista”, afirmou Veet Vivarta, consultor da Andi.

“A pauta dos direitos da infância e adolescência é de suma importância para que os profissionais do jornalismo e comunicação em geral do Amazonas possam estar realmente munidos de conhecimentos e acesso a fontes de credibilidade, para que, assim também, possam transpor barreiras e realizar uma comunicação consciente e consolidada, comprometida em cobrar políticas públicas efetivas e em servir ao interesse público sem comprometer os direitos de crianças e adolescentes”, enfatizou Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas.

Com objetivo de auxiliar jornalistas e comunicadores na produção de materiais informativos que tratam ou mencionam os direitos de crianças e adolescentes, o evento integra na programação relatos de experiências no jornalismo amazônico sobre a pauta de crianças e adolescentes pelo olhar de profissionais do estado; as principais ações do UNICEF, no Amazonas, para o fortalecimento e garantias de direitos de crianças e adolescentes; a experiência da Andi como mediadora entre a mídia e as organizações de defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil; apresentação de indicadores da cobertura jornalística, no Amazonas, sobre crianças e adolescentes, etc.

UNICEF e Andi criaram um link com acesso a diversas publicações que ficará disponível aos profissionais para que possam usá-lo como fonte de informação durante e após o evento. Ao fim do encontro, também será apresentada uma carta de compromisso contendo os principais encaminhamentos para o fortalecimento das pautas referentes aos direitos de crianças e adolescentes no estado.

Inscrições abertas
A inscrição é gratuita e terá um número limitado de participantes. Para garantir a sua inscrição, acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpR5dxm5gkRln5D96BJG4awXZKdzOVFJOucpPuq-niXntlLQ/viewform?usp=sf_link

 

Fonte: Unicef Brasil

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.