Em Dia Internacional, OMS defende meta de aumento da sobrevivência de crianças com câncer

Em Dia Internacional, OMS defende meta de aumento da sobrevivência de crianças com câncer

Compartilhe

No Dia Internacional do Câncer Infantil, a Organização Mundial da Saúde, OMS, lança um alerta sobre a necessidade de detecção precoce e cuidado adequado para as crianças em todo o mundo. Neste 15 de janeiro, a agência lembra que, globalmente, mais de mil crianças recebem o diagnóstico de câncer todos os dias.

Enquanto avanços médicos recentes têm proporcionado boas chances de sobrevivência em países de alta renda, onde mais de 80% das crianças diagnosticadas com câncer têm perspectivas positivas, a realidade é considerada alarmante em nações de baixa e média rendas.

Acesso desigual ao tratamento

Apenas cerca de 20% das crianças diagnosticadas com câncer nesses países têm acesso ao tratamento e sobrevivem, revelando uma desigualdade no acesso à saúde.

Para a OMS, ninguém está mais preparado para investir no bem-estar de seus filhos do que os próprios pais. Conhecer os primeiros sinais e sintomas de certos tipos de câncer infantil e estar atento a eles pode ser a diferença entre a vida e a morte para uma criança.

As estimativas mais recentes mostram que, na Região do Mediterrâneo Oriental da OMS, mais de 70% de todas as crianças com diagnóstico de câncer morreram em 2022. A leucemia foi o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos naquele ano.

Desafios do câncer infantil

Ao contrário do câncer na idade adulta, os fatores subjacentes que contribuem para a doença na infância são pouco compreendidos, e apenas uma pequena fração dos casos nessa faixa pode ser prevenida.

Isso significa que a recuperação dessas crianças depende em grande parte da capacidade dos sistemas de saúde de garantir o diagnóstico oportuno, o encaminhamento precoce e o tratamento adequado.

Dentro os tipos mais frequentes da doença em menores está o retinoblastoma, um tumor do olho, que caso não seja detectado em seus estágios iniciais pode causar cegueira.

Os tumores cerebrais também são bastante comuns em crianças. Os sinais e sintomas a serem observados incluem dores de cabeça, atrasos no desenvolvimento e aumento da circunferência da cabeça em bebês.

60% de sobrevivência até 2030

A OMS afirma que isso é desafiador melhorar o diagnóstico e o tratamento em muitos países da Região do Mediterrâneo Oriental, que enfrentam emergências humanitárias, desastres naturais e instabilidade política.

Em 2018, a agência lançou a Iniciativa Global para o Câncer Infantil com o objetivo de reduzir a lacuna de sobrevivência até 2030, garantindo que pelo menos 60% das crianças com câncer em todo o mundo sobrevivam ao diagnóstico.

O esforço envolve a OMS em escala global, regional e específica de cada país, em parceria com o St. Jude Children’s Research Hospital.

O Dia Internacional do Câncer Infantil foi criado para aumentar a conscientização e expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e às suas famílias. A data também é um chamado para que cada um de nós desempenhe um papel na luta contra o câncer infantil.

O termo “câncer infantil” refere-se a uma ampla gama de tipos de câncer que se desenvolvem principalmente em pessoas com menos de 20 anos. Leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central são os tipos mais comuns em crianças.

 

Fonte: ONU News

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.