Jornalismo, Justiça e Primeira Infância: Confira dicas para uma cobertura de qualidade

Jornalismo, Justiça e Primeira Infância: Confira dicas para uma cobertura de qualidade

Compartilhe

Adoção, encarceramento de gestantes e mães, violência contra as crianças e direito à educação estão entre os temas abordados no Guia Justiça e Primeira Infância

A legislação brasileira é clara: crianças e adolescentes são prioridade absoluta e devem ter seus direitos amplamente assegurados. Isso significa que essa parcela da população deveria estar no topo da escala de prioridades dos governos, da sociedade, da família e, também, do Sistema de Justiça.

Contudo, na prática, essa priorização ainda é uma realidade distante – e o jornalismo tem muito a contribuir para que esse cenário mude.

Por isso, a ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) disponibilizam o “Guia Justiça e Primeira Infância”, desenvolvido especialmente para contribuir com a cobertura jornalística sobre temas da Justiça relacionados aos primeiros seis anos de vida de uma criança.

Nesta publicação, jornalistas e comunicadores encontram uma apresentação das principais leis e iniciativas ligadas à primeira infância, poderão se aprofundar em temas urgentes para a cobertura da imprensa, como adoção, encarceramento de gestantes e mães, educação, saúde e violência. Também estão disponíveis sugestões de pauta, abordagens e dicas coletadas junto a profissionais da Justiça e da Comunicação, além de um banco de fontes relativo ao Sistema de Justiça e às organizações especializadas na defesa das crianças de 0 a 6 anos de idade.

O guia faz parte de uma série de materiais que a ANDI vem produzindo, ao longo dos últimos anos, para apoiar a imprensa brasileira na cobertura de pautas relacionadas à primeira infância, infância e juventudes.

Acesse e confira aqui.

Ajude a divulgar essa iniciativa para que possamos melhorar nossas abordagens jornalísticas e garantir os direitos de meninos e meninas.

O jornalismo tem o papel social de evidenciar os direitos das crianças e as ações para promovê-los, bem como denunciar situações de omissão.

Mais informações
pauta@andi.org.br
(61) 2102-6508