ONU defende papel do esporte na promoção de sociedades pacíficas e inclusivas
O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, que acontece anualmente em 6 de abril, representa uma oportunidade de reconhecer o papel positivo que o esporte e a atividade física desempenham nas comunidades e na vida das pessoas em todo o mundo.
O tema global para 2024 é “Esporte para a Promoção de Sociedades Pacíficas e Inclusivas”.
Atletas renomados participam de evento na ONU
Em comemoração ao Dia Internacional, em 4 de abril, a ONU realizou um evento em sua sede, em Nova Iorque. O objetivo foi debater como entidades esportivas se envolvem em parcerias para causar impactos positivos para as pessoas e os ambientes em que operam.
Participaram celebridades da comunidade esportiva internacional, incluindo membros da iniciativa Futebol para os Objetivos das Nações Unidas. Os debates foram direcionados para compartilhar melhores práticas, discutir desafios e explorar oportunidades para impulsionar mudanças sociais positivas.
Dentre os atletas presentes estavam Sasha DiGiulian, alpinista profissional e campeã mundial, Bea Kim, da equipe de esqui e snowboard dos Estados Unidos, Honey Thaljieh, capitã do primeiro time de futebol palestino exclusivamente feminino, Anquan Boldin, ex-jogador de futebol americano da NFL e Jason Roberts, ex-jogador da Premier League e internacional de futebol.
Influência positiva do esporte
As Nações Unidas há muito reconhecem o poder e a universalidade do esporte. Para a organização, a prática une indivíduos e grupos em esforços de desenvolvimento.
Devido ao seu vasto alcance, popularidade inigualável e base de valores positivos, o esporte está muito bem-posicionado para contribuir para os objetivos das Nações Unidas para o desenvolvimento e a paz.
Para aumentar a conscientização sobre esse potencial, 6 de abril foi declarado como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz pela Assembleia Geral da ONU. A adoção desta data marca o crescente reconhecimento da influência positiva que o esporte pode ter no avanço dos direitos humanos e no desenvolvimento social e econômico.
Fonte: ONU News
Para mais notícias sobre Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, acesse aqui.