SaferNet e Polícia Federal assinam Memorando de Entendimento para prevenir violência sexual

SaferNet e Polícia Federal assinam Memorando de Entendimento para prevenir violência sexual

Compartilhe

A SaferNet e a Polícia Federal assinaram nesta segunda-feira (13), um Memorando de Entendimento (ME) que formaliza a cooperação entre as entidades para a realização de atividades de prevenção a crimes cibernéticos relacionados ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

O ME foi assinado pelo presidente da SaferNet, Thiago Tavares, e pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, na sede da Polícia Federal, em Brasília.

Coordenado pela Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos, o projeto visa à prevenção a situações de abuso sexual de crianças e adolescentes (on-line e off-line), com a capacitação de policiais federais para disseminarem conhecimentos em atividades socioeducativas e palestras em escolas ou instituições congêneres.

A cooperação entre os órgãos tem por objetivo reduzir os fatores de vulnerabilidade relacionados ao abuso sexual infantil e fortalecer os fatores de proteção, mediante a utilização de material didático padronizado.

Além do Diretor-Geral da PF e do Presidente da SaferNet Brasil, também participaram da cerimônia de assinatura o Diretor de Combate a Crimes Cibernéticos, Otavio Margonari Russo; o Coordenador-Geral de Combate a Fraudes Cibernéticas, Valdemar Latance Neto; a Coordenadora de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil, Rafaella Vieira Lins Leite Parca.

Parceria começa nesta quarta

A parceria entre a PF e a SaferNet começa na prática amanhã (15) com uma capacitação sobre prevenção da violência sexual na internet que será ministrada pela diretora de projetos especiais da Safernet, Juliana Cunha, para uma primeira turma de policiais com agentes lotados em 26 das 27 unidades da federação que atuarão como multiplicadores de informações sobre abuso e exploração sexual infantil para seus colegas.

A iniciativa abre uma semana de atividades das instituições relacionada ao 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

SaferNet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização.

A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital e o programa Cidadão Digital.

 

Fonte: Safernet

Para mais notícias sobre Políticas Públicas de Comunicação, acesse aqui.