Empreendedorismo para refugiados: Material fala da importância da formalização, como se tornar um MEI, as obrigações e vantagens desse processo
A migração forçada implica em abandonar não apenas o lar, mas também a carreira e a segurança financeira. E para muitas pessoas venezuelanas, o empreendedorismo tem sido uma resposta criativa e resiliente diante das adversidades. Ao reunir suas habilidades e experiências ou desenvolver nossas capacidades, quem opta por abrir um negócio busca uma maneira de sobreviver e prosperar no novo contexto de vida.
Apesar do crescimento de 73% do empreendedorismo formal migrante, registrado em 2023 pelo SEBRAE em comparação ao ano de 2019, ainda existem muitas barreiras a serem superadas, como a falta de acesso a crédito e a discriminação de forma geral. Por isso, é fundamental que políticas e programas sejam implementados para apoiar os negócios de comunidades de refugiados e migrantes.
Para contribuir com o desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo migrante e abordar temas do dia a dia de quem precisa gerenciar um pequeno negócio, a Visão Mundial lança o manual prático de Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes, no âmbito do projeto Ven, Tú Puedes!.
O material fala da importância da formalização, como se tornar um MEI, as obrigações e vantagens desse processo. Além disso, destina capítulos específicos para gestão financeira e marketing e servirá de apoio às visitas de acompanhamento aos empreendedores participantes da Jornada Empreendedora 2024.
Angela Karinne Mota, gerente de projetos da Visão Mundial, explica que o material é uma consolidação dos temas incluídos na capacitação oferecida pelo projeto, mas traz dicas práticas úteis para quem ainda precisa consolidar os conhecimentos ou não sabe por onde começar.
“Criamos o manual para apoiar os participantes da Jornada Empreendedora 2024 do projeto e acreditamos que serve para nossos beneficiários e qualquer outro interessado em começar e aprimorar o empreendimento. As informações e ferramentas que abordamos são essenciais para a construção, formalização e rotinas de um negócio”.
Para acessar o material, clique aqui.
Sobre o projeto
O projeto Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, tem como objetivo principal prover integração segura e soluções duradouras para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.
Financiado pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, desde 2019, o projeto tem se consolidado como uma iniciativa essencial para a geração de oportunidade, geração de meios de vida, dignidade e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se os cursos de língua portuguesa, ações de capacitação profissional, com apoio na emissão da carteira de trabalho digital, busca de vagas formais junto ao setor privado, banco de talentos, acompanhamento de entrevistas, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho, curso de empreendedorismo e apoio a pequenos negócios de migrantes e refugiados, além de apoio a interiorização pela modalidade de vaga de emprego sinalizada.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial trabalha em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de atuar pela proteção de populações vulneráveis em todo o mundo. Fundada em 1950, teve como intuito inicial levar a justiça e assistência às crianças vítimas da pobreza, em Oregon, nos Estados Unidos. Presente em mais de 100 países; Trabalhando para auxiliar a todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou gênero.