Agosto Dourado 2024 – Reduzindo as Desigualdades no Apoio à Amamentação

Agosto Dourado 2024 – Reduzindo as Desigualdades no Apoio à Amamentação

Compartilhe

“Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”. Esse é o tema de 2024 da SMAM, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Entre os objetivos da campanha está a ação para a redução das desigualdades da amamentação, com foco nos grupos vulneráveis.

O tema não poderia ser mais pertinente. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde, a duração do aleitamento materno está positivamente associada à renda. Ou seja, em média, quanto mais renda a família tem, por mais tempo o bebê mama no peito. Quanto mais pobre é a família, por menos tempo o bebê recebe o leite materno.

Essa desigualdade é explicada por diversos fatores. Enquanto algumas empresas maiores estendem a licença maternidade para seis meses, milhares de mães estão na informalidade e sequer têm acesso aos 4 meses previstos na Constituição.

Se por um lado a falta de conhecimento ainda atrapalha, por outro, o excesso de desinformação confunde, compromete e engana. A Organização Mundial da Saúde divulgou um relatório revelando que fabricantes de fórmulas infantis compram ou coletam informações pessoais de novas gestantes e mães para enviar-lhes promoções personalizadas de seus produtos, seja por redes sociais, influenciadores, aplicativos, etc. Tudo para vender fórmulas desnecessárias, causando a substituição do leite materno e, por consequência, prejudicando a saúde das crianças e o vínculo entre mãe e filho.

No Brasil, a Semana Mundial de Amamentação foi estendida para todo o mês de agosto, que ficou conhecido como Agosto Dourado.

Conheça outras iniciativas:

Campanha Cada Gota Importa

Campanha da SBP: Agosto Dourado 2024

Campanha Nacional de Amamentação do Ministério da Saúde

 

Fonte: Pastoral da Criança

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.