UNICEF e Spotify lançam no Brasil adaptação de podcast global em oito episódios sobre saúde mental de adolescentes e jovens
A plataforma global “Uma mente saudável importa”, parceria entre o UNICEF e o Spotify, chega ao Brasil, depois de lançamentos em vários países da América Latina, ao longo de 2024. A primeira temporada da série de oito episódios se chama “Na minha mente” e foi construída em conjunto entre especialistas em saúde mental e jovens lideranças no tema, tendo como base evidências científicas e pesquisas. A plataforma inclui além do podcast, uma playlist para relaxamento e concentração criada pensando em ouvintes adolescentes e jovens.
Inicialmente lançado no contexto da Guerra na Ucrânia com o objetivo de dar resposta às demandas urgentes de saúde mental dessa população em meio aos conflitos, a plataforma ganhou mundo com adaptações para a língua polonesa e inglesa em 2023. Diante de estatísticas preocupantes sobre o adoecimento mental dessa população na América Latina e Caribe, onde aproximadamente 16 milhões de adolescentes e jovens entre 10 e 16 anos vivem com transtornos mentais, com uma média de 10 suicídios diários nesta faixa etária na região, o projeto foi trazido e adaptado primeiro para o espanhol, tendo sido lançado na Argentina, Bolívia, Colômbia, Guatemala, México, Chile e Paraguai.
A iniciativa agora desembarca no Brasil, onde entre 2011 e 2022 a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano, enquanto as taxas de notificações por autolesões entre pessoas entre 10 e 24 anos aumentaram 29% ao ano, no mesmo período, muito acima da média registrada para o conjunto da população.
A parceria entre o UNICEF na América Latina e o Spotify tem por objetivo ampliar o acesso de adolescentes e jovens a conteúdos confiáveis nessa temática. Uma importante estratégia para que isso seja possível é garantir a participação de adolescentes e jovens na avaliação do conteúdos, trazendo para o contexto brasileiro esses episódios.
“Convidamos um grupo de jovens com atuação em saúde mental, de todas as regiões do Brasil, o que foi fundamental na adaptação do conteúdo não só para a língua portuguesa, mas para o contexto brasileiro”, observa Joana Fontoura, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil, responsável pela parceria no país. O mesmo grupo definiu a estratégia de disseminação do podcast para alcançar o maior número de ouvintes nessa faixa etária com linguagens que façam sentido e cheguem ao público jovem nas diferentes regiões do Brasil.
Os oito episódios da primeira temporada têm como objetivos: dar acesso à informação de qualidade sobre como lidar com estresse, depressão, ansiedade, perda e luto; indicar serviços disponíveis no território para casos que demandem maior atenção; e reduzir o tabu e o estigma associados à busca de ajuda em saúde mental entre adolescentes e jovens, suas famílias e comunidades.
O canal de escuta acolhedora do UNICEF para pessoas entre 13 e 24 anos, o Pode Falar, está entre os serviços indicados, onde também se ofertam conteúdos confiáveis sobre esse tema. O Mapa da Saúde Mental, iniciativa do Instituto Vita Alere, que permite localizar serviços públicos disponíveis próximos à localidade de residência dos usuários também aparece, assim como os canais do Centro de Valorização da Vida (CVV).
“Temos orgulho da nossa parceria continuada com o UNICEF para apoiar a saúde mental e o bem-estar de adolescentes e jovens do mundo todo, incluindo os refugiados. Juntos, continuaremos a nos concentrar em usar o poder da música, do áudio e de outras mídias digitais inovadoras para entregar conteúdo confiável e engajar jovens, seus cuidadores e comunidades na promoção do bem-estar dessa população,” afirma Katarina Berg, Chefe de Recursos Humanos do Spotify.
O Spotify é membro da “Coalizão Global pela Saúde Mental de Adolescentes e Jovens”, fundada pelo UNICEF com apoio da Fundação Zurich, que reúne uma série de parceiros comprometidos com o aumento do orçamento público para a prevenção e o tratamento do adoecimento mental dessa população no mundo.
SOBRE O SPOTIFY
Lançada em 2008, a plataforma pioneira na produção de podcasts e na disseminação de música por meio de streaming, mudou a maneira como as pessoas ouvem e consomem mídias em áudio. Desde 2022, o Spotify também atua no segmento de audiolivros.
Fonte: Unicef Brasil
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