Sementes do Brincar: IPA Brasil lança curso sobre ancestralidade indígena em sua plataforma gratuita de cursos

Sementes do Brincar: IPA Brasil lança curso sobre ancestralidade indígena em sua plataforma gratuita de cursos

Compartilhe

A IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura lançou no dia 20 de agosto mais um curso em sua Plataforma Sementes do Brincar, uma iniciativa que visa expandir a capacitação qualificada sobre o brincar livre através de cursos oferecidos pela internet.

O curso “Os saberes do brincar ancestral” tem o objetivo de refletir sobre a importância do cuidado e respeito à cultura indígena e mostrar como o brincar e muitas brincadeiras que conhecemos hoje tem sua origem na ancestralidade indígena. O curso gratuito possui certificação de 5 horas e é direcionado tanto para pais, familiares e cuidadores, quanto para profissionais que trabalham na área, trazendo aprendizado para a vida toda. O curso é ministrado por Luciene Kaxinawá, primeira jornalista e apresentadora indígena da TV Brasileira, e tem parceria com Terre Des Hommes Alemanha e Ministério Público do Trabalho.

A Plataforma Sementes do Brincar é uma iniciativa da IPA Brasil para garantir informação de qualidade e oportunidades de brincar livre para todas as crianças no Brasil, contando com a participação de adultos capacitados sobre o tema. Além de “Os saberes do brincar ancestral”, a plataforma conta com o curso “Um novo olhar sobre o brincar”, que traz uma base de conhecimento sobre a importância do brincar livre e o papel do adulto para promover, preservar e proteger este direito. Todos os cursos são acessíveis e com uma linguagem simples: é só acessar ipabrasil.org/sementes

Sobre a IPA Brasil

A IPA Brasil é uma organização sem fins lucrativos presente no Brasil há mais de 27 anos e afiliada à International Play Association (IPA). A organização tem como objetivo promover o brincar livre como um direito humano fundamental e defender a importância do brincar na vida das crianças e adolescentes. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais, a organização desenvolve cursos de capacitação e eventos em diversas áreas relacionadas ao brincar e à cultura, visando garantir um futuro mais justo e igualitário para as crianças e adolescentes brasileiros. Já são mais de 39 mil pessoas formadas no Programa de Capacitação, com reconhecimento dos cursos através de prêmios municipais e nacionais, além de parceiros institucionais e órgãos públicos de defesa de direitos.

 

Fonte: IPA Brasil

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.