Projor lança programa de compromisso dos veículos de imprensa com o público

Projor lança programa de compromisso dos veículos de imprensa com o público

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Nesta terça-feira (17 de setembro), o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou o Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, uma iniciativa financiado pela Google News Initiative que visa adicionar uma camada de verificação aos sites de organizações jornalísticas listados no Atlas da Notícia, censo que mapeia a presença do jornalismo local e os desertos de notícia no Brasil.

Os sites de notícias incluídos na base do Atlas serão analisados para verificar se estão em conformidade com 11 indicadores que refletem seus compromissos com o público. Os veículos não precisam se inscrever para participar do programa, mas já podem atualizar seus sites com base em um manual de melhores práticas elaborado pelo Projor, que inclui o detalhamento de cada indicador, além de sugestões e referências para sua aplicação.

A primeira fase da avaliação será realizada em dois meses, com pelo menos 200 organizações. O resultado da análise será divulgado no final de novembro, quando o projeto será oficialmente lançado. Sites que atenderem a pelo menos oito dos 11 indicadores receberão um selo para exibir em suas páginas, com a inscrição “veículo comprometido com o público” e o número de indicadores cumpridos. Cada organização contemplada com o selo também terá uma página no Atlas, com a relação dos indicadores com os quais tem conformidade e outros dados do veículo que constam no Atlas da Notícia.

Segundo Sérgio Lüdtke, presidente do Projor, coordenador do Atlas da Notícia e coordenador de projetos da Abraji, “o jornalismo deve ter um compromisso de lealdade com seu público porque é da percepção desse comprometimento que se estabelecem as relações de confiança entre os cidadãos e os veículos de comunicação. E é a confiança que garante uma base sólida às organizações para enfrentar o desafio da sustentabilidade”.

A lista de indicadores foi elaborada pelos membros do Projor e revisada por associações que representam veículos de comunicação. O programa identificará, nos sites de notícias, a presença das seguintes informações, seções ou declarações públicas:

  • Expediente
  • Princípios editoriais
  • Política de correção de erros
  • Afiliação a associações setoriais do jornalismo
  • Acesso aos profissionais da redação
  • Propriedade do veículo
  • Identificação clara de conteúdos patrocinados
  • Transparência de financiamento
  • Identificação de autoria
  • Política de privacidade
  • Acessibilidade

O projeto, que foi inicialmente patrocinado pelo Meta Journalism Project e recebeu apoio da Intercom e da Abraji, com desenvolvimento pela agência de dados Volt Data Lab, agora é financiado pela Google News Initiative. O projeto se concentra na análise qualitativa dos dados coletados, com o objetivo de avaliar o tipo de cobertura realizada e identificar tendências relacionadas à migração dos veículos para a internet.

De acordo com a gerente de Relações com a Indústria de Notícias no Google no Brasil, Natália Mazotte, “O Google tem um compromisso profundo com o jornalismo. Acreditamos que um jornalismo confiável e transparente é essencial para uma sociedade informada e engajada. O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público do Projor vai nessa direção, contribuindo para ampliar a credibilidade do jornalismo e fortalecer o jornalismo local no Brasil, e estamos orgulhosos de apoiar esta iniciativa.”

O Atlas da Notícia foi inspirado pelo projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que fez um mapeamento da presença de jornais nos Estados Unidos em meio à disrupção do modelo de negócios causada pela revolução digital, o que resultou no fechamento de vários veículos jornalísticos. Encontrando-se na sua 6ª edição, o Atlas realiza anualmente um censo até então inédito das publicações jornalísticas no Brasil, localizando os chamados “desertos de notícia”, que são as regiões sem fontes de notícia local.

 

Fonte: Abraji

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