UNICEF lança plataforma para apoiar as gestões municipais no fortalecimento da assistência social em situações de emergência

UNICEF lança plataforma para apoiar as gestões municipais no fortalecimento da assistência social em situações de emergência

Compartilhe

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de assistência social em todo o país, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a B3 Social, lança nesta segunda-feira, 03, a plataforma Adapta SUAS, para avaliação, preparação e ampliação da capacidade de resposta de municípios brasileiros frente a situações de emergência, com atenção especial às necessidades de crianças e adolescentes.

A iniciativa envolve o preenchimento de um formulário que busca identificar o nível de preparação da Assistência Social municipal para responder a emergências. Após o preenchimento, que deve ser realizado preferencialmente pelos gestores municipais da assistência social, é gerado instantaneamente um relatório personalizado para o município, contendo recomendações específicas e links para materiais de apoio como orientações técnicas desenvolvidas em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Isso permite que os municípios avancem no planejamento e na execução de ações voltadas à proteção social dos grupos mais vulneráveis frente a um cenário de eventos extremos e emergências cada vez mais frequente.

A criação da ferramenta foi motivada por desafios identificados no apoio técnico que o UNICEF ofereceu em emergências recentes na Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul, além de um diagnóstico realizado pelo UNICEF, que contou com a participação de gestores e trabalhadores da Assistência Social mais de mil municípios brasileiros. A iniciativa visa enfrentar esses desafios, promovendo a preparação da Assistência Social para que responda a emergência de forma eficiente.

“Cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes estão expostas a mais de um risco climático no Brasil. Em caso de desastres, a assistência social é uma das primeiras políticas acionadas, desempenhando um papel essencial na garantia de apoio à população e no acesso a serviços básicos em momentos de vulnerabilidade. Ainda assim, ela ainda encontra inúmeros desafios de preparação e resposta a emergências, em especial na esfera municipal. Por isso, essa ferramenta é tão importante”, explica Liliana Chopitea, Chefe de Políticas Sociais do UNICEF no Brasil.

O momento de início das gestões municipais é oportuno. A ferramenta pode contribuir para o diagnóstico da situação da Política de Assistência Social no município de forma ampla, informando os Planos Municipais de Assistência Social (PMAS), Planos de Contingência e Planos Plurianuais (PPA).

A parceria com a B3 Social, que segue até março de 2025, tem como meta alcançar prioritariamente municípios com maior risco de desastres, incentivando a realização da autoavaliação e a aplicação das recomendações geradas. Até o momento, mais de 450 municípios já participaram. Os resultados das autoavaliações estão disponíveis na plataforma online de forma agregada, permitindo a análise dos eixos e territórios que precisam de maior atenção. Acesse aqui.

“Com a plataforma Adapta SUAS, reforçamos nosso compromisso em apoiar e fortalecer a assistência social nos municípios brasileiros, especialmente em momentos de emergência, garantindo amparo à população vulnerável, principalmente crianças e adolescentes. Essencial para gestores municipais, a ferramenta permite avaliar, preparar e aprimorar capacidades de resposta com base em dados e evidências, promovendo uma atuação eficaz e imediata. Com essa iniciativa, esperamos alcançar um maior número de municípios e preparar melhor as nossas cidades para enfrentar os desafios das emergências, criando uma rede de proteção social mais robusta e eficiente”, finaliza Fabiana Prianti, Head da B3 Social.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social  (Congemas).

 

Fonte: Unicef Brasil

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.