

Em carta a Lula, organizações cobram uso de câmeras corporais em forças policiais
Mais de 150 organizações da sociedade civil e grupos de pesquisa divulgaram uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Congresso Nacional e aos governadores cobrando a universalização do uso de câmeras corporais em policiais de todo o país.
O documento, assinado por entidades como Conectas, Instituto Sou da Paz, Justiça Global e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destaca a eficácia da política adotada em São Paulo a partir de 2021, que resultou em uma queda de 62,7% na letalidade policial no estado.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 6.393 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2023, sendo 82,7% delas negras. A carta alerta para o aumento de 78,5% nas mortes decorrentes de ações policiais desde 2023 e pede que o pacote nacional de segurança pública torne obrigatória a adoção de câmeras com gravação contínua e automática.
As entidades também propõem que a liberação de recursos federais seja condicionada à implementação efetiva da tecnologia e à adoção de protocolos de auditoria externa e gestão independente das imagens.
“A política de câmeras não é apenas tecnológica, mas um instrumento democrático para prevenir abusos e proteger vidas, especialmente nas periferias”, diz o texto.
Fonte: Conectas
Para mais notícias sobre Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, acesse aqui.