Jornalismo profissional tem mais credibilidade com os brasileiros, diz pesquisa

Jornalismo profissional tem mais credibilidade com os brasileiros, diz pesquisa

Compartilhe

Pesquisa publicada na edição impressa do jornal Valor Econômico aponta que o jornalismo profissional é o meio de acesso à informação com maior credibilidade entre os brasileiros. Os dados são da pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker. O levantamento revela ainda que as redes sociais seguem como principal fonte de informação.

“A pesquisa mostra como a imprensa tradicional e o rádio exercem papel fundamental na difusão de informações confiáveis à sociedade brasileira. Em meio a uma onda de notícias falsas e desinformação, os brasileiros sabem onde buscar informações de qualidade: confiáveis, verificadas e transmitidas com responsabilidade”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A pesquisa também revela que os índices de frequência de acesso e credibilidade se invertem: as mídias mais acessadas não são necessariamente as que possuem maior confiança do público. O rádio lidera o ranking de credibilidade, com 81% de confiança e 47% de frequência de acesso; seguido pela TV fechada, com 75% de credibilidade e 52% de frequência de acesso; e pela mídia impressa, com 68% de credibilidade e 41% de frequência de acesso.

Ainda segundo o jornal, a pesquisa indica que, entre os meios mais acessados, as redes sociais registram 74% de frequência de acesso e 41% de confiança. Logo depois, vêm os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, com 73% de frequência de acesso e 51% de confiança.

Em terceiro lugar, a TV aberta é o veículo que equilibra melhor a relação entre acesso e confiabilidade, com 65% de frequência e 69% de confiança.

 

Fonte: Fenaj

Para mais notícias sobre Políticas Públicas de Comunicação, acesse aqui.