Anualmente, 12 milhões de meninas se casam antes dos 18, diz Unicef
Unicef acaba de divulgar dados sobre a prevalência do casamento infantil ao redor do mundo
O casamento infantil ainda é um enorme problema global, que preocupa o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta semana, o instituto divulgou dados recentes sobre o tema.
Estima-se que, hoje em dia, 640 milhões de meninas e mulheres vivas tenham se casado antes do 18º aniversário. Anualmente, 12 milhões de meninas se tornam esposas no mundo contemporâneo.
Em cinco anos, o número de mulheres que se casam na infância caiu de 21% para 19% – o que representa um declínio insuficiente. Para alcançar a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que pretendia erradicar o matrimônio infantil até 2030, a diminuição deveria ser 20 vezes mais rápida.
“Crises econômicas e de saúde, o escalonamento de conflitos armados e os efeitos devastadores das mudanças climáticas estão forçando as famílias a buscar um falso sentimento de refúgio no casamento infantil”, aponta Catherine Russell, diretora executiva da Unicef.
De acordo com a organização Girls not Brides, o Brasil é o quinto país do mundo em números absolutos de casamento infantil. A organização diz que mais de 2,2 milhões de menores de idade estão casadas ou vivem em união estável no país. Isso representa cerca de 36% da população feminina brasileira menor de 18 anos.
Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.