Infância e Adolescência
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) atua na articulação e mobilização de instituições e pessoas para defender e garantir os direitos da primeira infância. O caráter diverso das organizações que integram essa ampla articulação nacional (sociedade civil, governo, setor privado, academia, outras redes, organismos multilaterais e amigos da Rede) garante uma atuação pautada pela promoção e garantia dos direitos das primeiras infâncias – sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer outra natureza.
Formada inicialmente por um pequeno grupo de cerca de dez organizações, a RNPI iniciou suas atividades em março de 2007. Hoje, conta com mais de 270 organizações de todas as regiões do Brasil.
A ANDI – Comunicação e Direitos integra a RNPI e, no quadriênio 2018 a 2021, assumiu a Secretaria Executiva da Rede, sendo a organização responsável pela coordenação das ações.
Entre as principais contribuições da Rede Nacional Primeira Infância para a sociedade em geral está a elaboração e o acompanhamento da implementação do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) e do Observa – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância, uma plataforma inovadora para o monitoramento das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos no Brasil.
Nos últimos anos, a RNPI também tem atuado no sentido de sensibilizar os municípios brasileiros para a elaboração dos seus Planos Municipais pela Primeira Infância. Para isso, oferece aos gestores municipais ferramentas como o Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.
Para saber mais sobre a Rede Nacional Primeira Infância, acesse: https://primeirainfancia.org.br