Redes e Coalizões

Infância e Adolescência

Coalizão pela Socioeducação

Compartilhe

A Coalizão pela Socioeducação é uma articulação formada por 53 Organizações não Governamentais, Coletivos, Frentes Estaduais pelo Desencarceramento, Defensorias Públicas, Mecanismos Estaduais e Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Pesquisadores(as) e Especialistas com atuação no Sistema Socioeducativo.

A ANDI – Comunicação e Direitos, que tem como uma de suas frentes de atuação a pauta da infância e adolescência, faz parte das organizações da sociedade civil que compõem a Coalizão.

A articulação atua na defesa dos direitos humanos de adolescentes e jovens, inseridos no sistema socioeducativo, com foco prioritário em conter as ameaças às garantias fundamentais já conquistadas ou a violação de princípios constitucionais e do direito internacional de direitos humanos.

Para isso, a Coalizão pela Socioeducação opera nas seguintes frentes:

Legislativo: incidindo politicamente no âmbito do Congresso Nacional, evitando retrocessos e promovendo avanços legislativos;

Dados: coleta de dados sobre o sistema socioeducativo;

Comunicação: propostas de campanhas de comunicação formativa e informativa para atores estratégicos e sociedade, com intuito de recriar o imaginário social sobre a Socioeducação;

Sistema de Justiça: atua em órgãos deste sistema, processos judiciais e conselhos nacionais de direitos humanos, promovendo a defesa dos direitos de adolescentes e de políticas públicas no sistema de justiça juvenil.

A ANDI tem várias publicações sobre adolescentes em conflito com a lei, elaboradas a partir do monitoramento e análise de noticiário que aborda o sistema socioeducativo e as regras de responsabilização deste grupamento.

 

Para saber mais sobre a Coalizão pela Socioeducação, acesse: https://coalizaopelasocioeducacao.com