Sol Nascente: na maior favela do país, 65,6% das crianças na primeira infância não frequentam creche ou escola

Veículo: Globo.com - BR
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O Sol Nascente é, segundo o IBGE, a maior favela do Brasil. Em 2022, a prévia do Censo mostrou que a comunidade do Distrito Federal, que fica a 30 quilômetros da Praça dos Três Poderes, tem 32.081 domicílios. A Rocinha, no Rio de Janeiro, tem 30.955 domicílios.

Do total de 11.753 crianças de 0 a 6 anos que moram no Sol Nascente, 7.707 não frequentam nem escola nem creche. Ou seja, 65,6% da primeira infância da região não está incluida no sistema de educação.

Os dados são da última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada em 2021.

Heloisa, a filha de cinco anos de Ana Paula Mendes Pires, de 39 anos, é uma das crianças que não frequentam a escola. Moradora do Trecho 3 do Sol Nascente e mãe de três outras crianças, Ana Paula é dona de casa.

Mãe solo, ela conta que conseguiu uma vaga para a filha em um colégio público de Ceilândia. Mas, por causa da distância e da falta de transporte público até o local, não foi possível matriculá-la. No Sol Nascente, ela diz que é difícil conseguir vaga.

“Essa de 5 anos eu acho vaga para ela só lá no 68. Eu vou colocar ela. Porque aqui no 66, que é mais próximo, eu não consegui vaga. […] Esse ano vou arrumar os papéis pra matricular ela. Vou ver se consigo encaixar ela em um transporte, porque pagar van particular é um absurdo”, diz Ana Paula.

Os filhos de 11 e de 7 anos de Ana Paula estão na escola, mas a mãe explica que quer matricular as duas crianças mais novas, de 1 e de 5 anos, para conseguir um trabalho, já que a renda da família vem de benefícios sociais. “Você vai no mercado tudo caro, tem conta para pagar, comida, remédio, roupa. Eu queria arrumar um serviço pra ter uma renda a mais”, diz.

Direito da criança

Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Catarina de Almeida Santos, a creche não tem obrigatoriedade de matrícula, mas é um direito de toda criança.

“Não estamos falando de qualquer criança que não tenha condição de ir pra creche. Quando você olha, as mães do Sol Nascente não têm sequer condições de ficar com o filho e, ao mesmo tempo, ter subsistência. Elas precisam trabalhar, mas não tem com quem deixar [as crianças] A sobrevivência da família depende da mãe ter um espaço em que a criança esteja segura”, diz a professora.

Catarina Almeida destaca que a discussão sobre falta de vagas não deveria existir, pois é obrigatória a partir dos 4 anos. A professora aponta que, se houver demanda, o Estado deve garantir a condição para os responsáveis colocarem a criança em uma instituição de educação infantil.

Segundo a pesquisa “Desenvolvimento infantil e parentalidades no Distrito Federal” de 2023, do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), entre as crianças de 0 a 6 que não frequentam berçário/creche/escola, o principal motivo apontado pelos cuidadores/as foi não encontrar vaga em unidade escolar pública30,8% no DF e 38,9% nas regiões administrativas de renda média-baixa.

Longe das metas dos planos de educação

No último ano para adoção do Plano Nacional de Educação (PNE), desenvolvido pelo Ministério da Educação, a primeira meta – de universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e atender no mínimo 50% da demanda de creches para crianças de até 3 anos – está distante para o Sol Nascente, segundo Catarina.

“Junho de 2024 é o final da vigência do plano e temos 65,6% das crianças fora da creche. Estamos falando da capital do país. Ou olhamos da mesma forma para todas as regiões administrativas do DF, ou as mais pobres ficam cada vez mais prejudicadas. Quem é que tá fora? Qual o perfil desses estudantes, qual é a cor da pele?”, questiona a educadora.

No monitoramento da meta 1 do PNE, o DF aparece com 94,5% de crianças atendidas em 2022. No entanto, Catarina de Almeida Santos destaca que o número leva em conta tanto locais como o Lago Sul, de alto poder aquisitivo, como também regiões como o Sol Nascente, que não têm cobertura de direitos básicos fundamentais, sendo a educação um deles.

“Regiões mais periferizadas, mais pretas, são as regiões que ficam em maior déficit da educação de qualidade. Em déficit de todos os direitos, saúde, saneamento, educação. Políticos vão muito na hora de pedir voto, mas para atender direitos onde estão?”, diz Catarina.

Em relação ao Plano Distrital de Educação (PDE), a distância em relação ao Sol Nascente é ainda maior. Na meta 1, além de universalizar a educação infantil para crianças de 4 a 5 anos, a ideia é ampliar a oferta de creches públicas e conveniadas em, no mínimo, 60% da população – e ao menos 90% em período integral.

De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, foi autorizado, em 2023, um investimento de R$ 499,2 milhões e foram empenhados R$ 369 milhões na educação infantil.

“Em uma realidade da educação infantil de um não acesso, não há boas soluções sem acesso. O Estado tem que garantir a infraestrutura naquela localidade, não só garantir construção de educação infantil, garantir transporte, iluminação. Fazer com que aquele local seja lugar adequado para viver, lugar habitável. Não há como apresentar boas soluções na Educação em um lugar que nem acesso tem”, diz a professora da UnB Catarina de Almeida Santos.

Localização das creches e escolas públicas no Sol Nascente. — Foto: Bárbara Miranda, Verônica Medeiros e Vitória Romero/Arte g1

De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), o Sol Nascente tem duas creches e seis escolas públicas para crianças de 0 a 6 anos. No entanto, uma das escolas — o Centro de Ensino Fundamental 28 (CEF 28) não tem nenhum aluno da primeira infância.

O g1 questionou a SEE-DF sobre o motivo da escola não ter crianças de 0 a 6 anos. Mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

As creches e as escolas do Sol Nascente recebem alunos que moram no local, mas também crianças de Ceilândia, que é a região mais próxima. No mapa acima, você vê onde estão localizadas as unidades de ensino e a quantidade de crianças na primeira infância em cada uma delas.

Como é feita a seleção para as creches e escolas no DF

A matrícula nas escolas do DF é realizada de forma online ou pela Central Única de Atendimento Telefônico (156). O responsável não indica a escola de preferência, já que a SEE-DF leva em conta o CEP para direcionar o estudante para uma vaga mais próxima.

Já para a creche, são cinco etapas que compreendem o processo de matrícula:

  1. Pré-inscrição: realizada pelo responsável por meio da Central Única de Atendimento Telefônico (156). Informar região administrativa e sub-região e critérios de prioridade de atendimento.
  2. Validação: entrega de documentos (certidão de nascimento, caderneta de saúde, entre outros) na Unidade Regional de Planejamento Educacional e Tecnologia Na Educação (Uniplat) na Coordenação Regional de Ensino (CRE) da região administrativa.
  3. Classificação: lista de crianças para vaga se dará em ordem decrescente de pontuação, obtida a partir dos critérios de prioridade de atendimento que envolvem renda familiar, mãe trabalhadora, família de baixa renda, medida protetiva, risco nutricional e mãe adolescente.
  4. Encaminhamento: SEE-DF gerentia o processo de preenchimento de vagas disponíveis para a educação infantil.
  5. Matrícula: responsável entrega documentos na unidade de ensino.

Em setembro de 2023, mudanças foram realizadas no processo de matrícula para creches. A inclusão do critério de renda familiar, que é o somatório da renda dos responsáveis, foi uma destas alterações.

Além disso, a Secretaria de Educação destaca que serão atribuídos pontos adicionais para famílias que se enquadram em situações de vulnerabilidade socioeconômica, como famílias monoparentais, beneficiárias de programas sociais.

A professora Catarina de Almeida Santos lembra que, mesmo que os novos critérios tentem corrigir distorções no sistema, o problema não será resolvido. Segundo a especialista, é preciso a ampliação das vagas em creches.

“Mudança dos critérios não vai fazer com que a gente resolva a questão, algumas crianças perdem as vagas. É uma escala de miséria de quem está na pior situação, mas não significa que outras mães e famílias não precisem. No Sol Nascente são quase 12 mil crianças de 0 a 6 anos, 34,4% frequentando [as creches] , 65,6% fora. A revisão dos critérios pode fazer com que algumas dessas 34% saiam e algumas das 65% entrem, mas, no final das contas, continuaremos tendo 65% fora”, diz.

A professora explica que a educação infantil não é para a escolarização, mas sim para estimular as bases do desenvolvimento como a socialização, a interação social, o acesso a arte e cultura. “Quando o Estado nega acesso à creche, nega direito ao desenvolvimento, ao cuidado, à alimentação adequada”, afirma.

 

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