Rio de Janeiro celebra amanhã (19) o Dia Nacional do Teatro Acessível

Compartilhe

Cidade é a primeira do país a comemorar a data, aprovada este ano pelo Congresso

Iniciativa da ONG Escola de Gente, dia temático será marcado por apresentações de espetáculo teatral e  lançamento de filme publicitário com artistas

Teatro acessível da Escola de Gente foi criado pela atriz Tatá Werneck, a Valdirene de Amor à Vida, em 2003

Mais de 60 mil pessoas já viram os espetáculos gratuitos e acessíveis da Escola de Gente em todas as regiões do Brasil

Desdobramento da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”,  lançada pela ONG Escola de Gente, em 2011, e incorporada, este ano, pelo Ministério da Cultura como ação e conteúdo de política pública, o dia temático nacional  “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”,  será comemorado pela primeira vez no dia 19 de setembro, no Rio de Janeiro. A data foi  instituída e assinada pelo executivo e legislativo em audiência pública proposta pela Escola de Gente e realizada na Câmara dos Deputados, em maio (projeto de Lei 6139/13).

Para marcar a data, a Escola de Gente vai oferecer, com patrocínio da MRS por meio da Lei Rouanet, duas sessões gratuitas, no Teatro Ipanema,  do espetáculo “Um amigo diferente?”, símbolo da campanha por ser o primeiro espetáculo para a infância e juventude do Brasil a disponibilizar, simultaneamente, todas as medidas de acessibilidade na comunicação. A primeira apresentação, aberta ao público e convidados, acontece no próprio dia 19, às 19h30, com a presença de gestores governamentais da área cultural e parceiros/as da Campanha como o deputado federal Jean Wyllys e a atriz Tatá Werneck. Em seguida, haverá lançamento e apresentação do filme publicitário de divulgação do dia temático, que contará com as participações voluntárias de vários atores e atrizes como Tatá Werneck, Sergio Guizé, Thiago Abravanel, Diogo Vilela e Bel Kutner. O filme foi criado pela Fenícios Comunicação e produzido pela  NutsLocomotyva. A segunda apresentação do espetáculo será no dia 20, às 10h, aberto ao público e com foco em estudantes de escolas públicas.

A escolha pelo dia 19 de setembro não foi à toa. Nesta data,  é comemorado o Dia do Teatro. Com isso, pretende-se incorporar uma cultura acessível com a mesma finalidade: fazer teatro. São parceiros institucionais da Campanha o Ministério da Cultura, a Frente Parlamentar de Cultura, a Associação Nacional dos Procuradores da República, a Organização dos Estados Ibero-Americanos, Unesco e a Rede Globo.

De acordo com a jornalista Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente e pioneira como escritora e ativista na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e nos demais países da América Latina desde 1992, a iniciativa busca mais autonomia e participação de pessoas com deficiência no acesso a direitos, bens e serviços culturais. Segundo ela, o objetivo da Campanha e do Dia Temático é mobilizar governo e sociedade civil para o cumprimento das leis de acessibilidade em toda e qualquer iniciativa cultural, por meio de recursos como intérprete de Libras e legenda para pessoas surdas; visita ao cenário, programas em braile ou meio digital, e audiodescrição para pessoas cegas; programas em letra ampliada para pessoas com baixa visão, além de atendimento prioritário e reserva de assentos.

A Escola de Gente Comunicação em Inclusão é "Prêmio Direitos Humanos 2011" da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República e pioneira na realização de peças acessíveis no Brasil, desde 2003, com seu grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, fundado pela atriz Tatá Werneck, a Valdirene de Amor à Vida.

A campanha – Idealizada pela Escola de Gente em 2011, como símbolo da celebração de seus 10 anos, a campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” tem por objetivo garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e baixo letramento, entre outras condições, na vida cultural de suas cidades. Para isso, percorre o Brasil oferecendo teatro gratuito e acessível a crianças, adolescentes e jovens. Por sua exemplaridade, a campanha foi incorporada como ação e conteúdo de política pública pelo Ministério da Cultura.

O espetáculo “Um amigo diferente?” – Em 2011, a Escola de Gente produziu, com patrocínio da MRS e da White Martins, por meio de Lei Rouanet, o primeiro espetáculo infantojuvenil com total acessibilidade no país, o musical rock “Um Amigo Diferente?”, que se tornou o símbolo da Campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”. O texto da peça é de Marcos Nauer a partir de artigos e do livro homônimo da jornalista Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, publicado em 1996 (WVA). O “Um amigo diferente?” acaba de circular por cinco cidades brasileiras.

Escola de Gente – Comunicação em Inclusão – Na última década, a Escola de Gente trabalha para que as políticas públicas se tornem inclusivas, ou seja, que garantam direitos humanos também para quem tem deficiência e vive na pobreza, especialmente crianças, adolescentes e jovens. A participação em conselhos, produção e disseminação de marcos teóricos e metodologias próprias, formação de juventudes em mídias acessíveis em universidades, comunidades e favelas, criação de indicadores, consultorias e distintas ações na área da cultura são papéis desempenhados pela Escola de Gente. Desde 2002, a organização já sensibilizou diretamente para a causa da inclusão mais de 400 mil pessoas em todas as regiões do Brasil e em 15 países das Américas, Europa, Oceania e África para a causa da inclusão. Integrante do Conselho Nacional de Juventude, do Conselho Estadual de Juventude e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras redes. No ano de 2011, recebeu o Prêmio Direitos Humanos na categoria: “Direitos de Pessoas com Deficiência” da presidente Dilma Roussef, a mais alta condecoração que o Estado brasileiro pode oferecer a uma organização da sociedade civil na área dos Direitos Humanos.

Serviço:

ESPETÁCULO “UM AMIGO DIFERENTE?”

Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824

Dias: 19 de setembro, às 19h30 horas, e 20 de setembro, às 10 horas

 

Fonte: ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão