TSE e organizações de imprensa criam campanha contra desinformação nas eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 12 associações de jornalismo, entre elas a Abraji, lançaram na terça-feira (06 de agosto), uma campanha para combater a desinformação durante o período eleitoral. O lançamento ocorreu na sede do TSE, em Brasília, com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.
Liderado pela Abraji e envolvendo mais de 40 veículos de comunicação, o Projeto Comprova também participa da campanha, que usa a linguagem regional para tentar engajar eleitores e eleitoras de todo o país.
No mesmo dia, foram lançados dois playbooks desenvolvidos pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE), com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. Um deles tem como público-alvo as eleitoras e os eleitores, enquanto o outro é destinado aos jornalistas.
A campanha contra as mentiras nas eleições nasceu de um encontro de Regina Bucco, diretora-executiva da Aner, com a ministra presidente do TSE, Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, a ministra convidou a Aner a preparar uma campanha com foco no processo eleitoral. Em um esforço coletivo, os profissionais das associações e das instituições envolvidas criaram as frases, votaram nas de maior impacto e desenharam as artes, que foram pessoalmente aprovadas pela ministra.
“Não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre. A liberdade humana constrói-se democraticamente, na modernidade, com a cidadania presente em eleições nas quais é escolhido aquele que representa cada e todos os cidadãos em processo lícito, transparente e seguro. Para garantir a liberdade, há juízes assegurando a licitude e a lisura do pleito eleitoral e o direito dos eleitores e dos candidatos. E há jornalistas responsabilizando-se pela veracidade de fatos e atos sobre os quais incidem as escolhas cívicas”, destaca a presidente do TSE.
O trabalho foi desenvolvido pelos jornalistas e por suas equipes, que sugeriram frases de impacto utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país. Usando o tom da descontração, a campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens.
“Bah! Mentira é chinelagem!”; “Oxe! Mentira é de lascar!” e “Compartilhe apenas papo reto” são algumas das frases que vão povoar as redes sociais, os jornais e as revistas que aderirem ao movimento.
Abaixo, as instituições parceiras do TSE nesta campanha
Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Agência Lupa
Ajor – Associação de Jornalismo Digital
Alright
Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas
ANJ – Associação Nacional de Jornais
Aos Fatos
Coar
Instituto Palavra Aberta
Projeto Comprova
Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo
TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Fonte: Abraji
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