FENAJ disponibiliza guia digital de proteção para jornalistas em coberturas de risco

FENAJ disponibiliza guia digital de proteção para jornalistas em coberturas de risco

Compartilhe

Aproveitando as eleições municipais de 2024, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da Secretaria de Saúde e Segurança, disponibiliza o Guia de Proteção a Jornalistas em Coberturas de Risco, publicação digital com dicas para a segurança dos profissionais da mídia em coberturas eleitorais, ameaças em ambiente digital e coberturas internacionais.

“Trata-se de uma publicação digital com 12 páginas, de rápida leitura, para facilitar o acesso da categoria a informações básicas de como se portar diante de ameaças ou situações de violação ao livre exercício profissional”, explica a presidenta da Federação, Samira de Castro.

O Guia traz dicas para coberturas de rua, ataques em ambientes virtuais/segurança digital, tipos de ataques cibernéticos, o que fazer em casos extremos e em coberturas internacionais. Ao final, os contatos dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação, a quem o jornalista deve sempre comunicar quando for vítima de violações e violências no exercício do seu trabalho.

De acordo com o secretário de Saúde e Segurança da FENAJ, Norian Segatto, a publicação tem o objetivo de apresentar dicas básicas de proteção, que não garantem a completa integridade dos jornalistas, mas ajudam a prevenir e minimizar eventuais agressões.

“Reafirmamos que a responsabilidade pela segurança dos jornalistas é das empresas e das forças públicas de proteção e segurança que, infelizmente, muitas vezes atuam como forças repressoras”, completa Segatto.

Os dirigentes sindicais reforçam que a categoria não deve naturalizar a violência sofrida. É necessário comunicar aos Sindicatos e registrar boletim de ocorrência em caso de agressões físicas, ameaças e outras violações que tenham por finalidade impedir o trabalho dos jornalistas.

Acesse o Guia de Proteção a Jornalistas em Coberturas de Risco AQUI

 

Fonte: Fenaj

Para mais notícias sobre Políticas Públicas de Comunicação, acesse aqui.