Governo britânico restringirá propaganda de fast-food para combater obesidade infantil
O Reino Unido proibirá a propaganda de fast-food na internet e na programação diurna da televisão para combater a obesidade infantil, uma medida que estava no programa eleitoral do Partido Trabalhista.
A aplicação desta medida, que integrou a agenda trabalhista nas eleições vencidas em julho, está prevista para 1º de outubro de 2025, confirmou o governo na quinta-feira (12).
“Mais de uma em cada cinco crianças na Inglaterra têm sobrepeso ou obesidade antes de entrar no ensino fundamental e esta proporção aumenta para mais de uma em cada três quando saem”, afirmou o subsecretário de Estado para Saúde Pública e Prevenção, Andrew Gwynne, em declaração enviada ao Parlamento britânico.
Esta medida “contribuirá para proteger as crianças da publicidade de alimentos e bebidas menos saudáveis, uma vez que os dados mostram que influencia as suas preferências alimentares desde muito jovens”, declarou Starmer, em um país no qual a intervenção do Estado nestes temas é frequentemente criticada como um intromissão na vida privada.
O governo planeja proibir a propaganda de alimentos muito gordurosos, doces ou salgados antes das 21h00 na televisão e na internet.
Também prevê outras medidas destinadas a reforçar a prevenção da saúde, como a proibição de bebidas energéticas para menores de 16 anos.
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