ANDI coordena debate sobre jornalismo investigativo

Compartilhe

A cobertura jornalística sobre temas relacionados a crianças e adolescentes foi tema de painel no 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ora se realiza em São Paulo. Mediada por Suzana Varjão, representante da ANDI Comunicação e Direitos, a mesa teve como palestrantes as jornalista Giuliana Giardi (Globo/SP) e Ciara Carvalho (jornal do Commercio/Recife).

Ciara Carvalho, Giuliana Girardi e Suzana Varjão

Cobertura dos direitos da infância. Com Ciara Carvalho, Giuliana Girardi e moderação de Suzana Varjão (ANDI). [Foto: Alice Vergueiro]

Giuliana e Ciara relataram experiências recentes na realização de reportagens investigativas sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violências, como o abuso e a exploração sexual e a extrema miséria, debatendo ainda temas de grande relevância social, como o sistema de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei.

Os depoimentos e debates foram permeados por reflexões sobre jornalismo investigativo e sua importância como "referencial da prática jornalística propriamente dita, que, na contemporaneidade, enfrenta sérios desafios, impostos pela Sociedade da Informação", como explicou Suzana. O evento aconteceu do dia 24 ao dia 26 de julho, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.