No dia 30 de setembro de 2025, às 17h, a PUC-Rio promove o evento “Juventudes e Mudanças Climáticas”, que marcará o lançamento da pesquisa Adolescentes, jovens e mudanças climáticas no Brasil, desenvolvida pelo CIESPI/PUC-Rio em convênio com a universidade.
A pesquisa, coordenada pela professora Irene Rizzini (Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI), traz uma contribuição inédita ao debater as mudanças climáticas a partir da visão de adolescentes e jovens. Foram ouvidos 200 participantes, de 12 a 18 anos, de escolas públicas e privadas, em todas as regiões do país.
Os resultados revelam uma juventude profundamente preocupada com os efeitos da crise climática:
-
92,5% demonstram preocupação com o futuro e com as próximas gerações;
-
Mais de 80% relataram sentimentos de ansiedade, medo ou insegurança;
-
72% já adotam práticas individuais, como descarte correto do lixo e economia de água;
-
Apenas 3% participam de ações coletivas, embora muitos expressem vontade de se engajar mais ativamente.
Esses dados apontam a necessidade de ampliar o acesso à informação de qualidade e de criar caminhos para a participação efetiva de adolescentes e jovens na agenda climática brasileira.
A pesquisa contou com apoio da Fundação José Luiz Setúbal e do Nova Institute for Health of People, Places and Planet, além da parceria da Cidade Escola Aprendiz, que apoia a continuidade e disseminação dos resultados. A equipe foi formada por Renata Mena Brasil do Couto, Maria Cristina Bó, Malcolm Bush, Carolina Terra e Mariana Menezes Neumann.
O evento de lançamento terá a apresentação de Irene Rizzini, mediação de Valéria Pereira Bastos (PUC-Rio) e a participação de convidados:
-
Virginia Totti Guimarães, professora do Departamento de Direito da PUC-Rio
-
Luan Werneck, do Climate Reality Brasil
Participe do lançamento que acontece nessa terça-feira, 30 de setembro, às 17h, na sala F200A, no prédio Frings, na PUC-Rio.
Período:
30/09/2025, 17:00
Local:
Sala F200A – Prédio Frings, PUC-Rio
Informações:

Promoção:
PUC-Rio e CIESPI

