Estão abertas as inscrições para o evento online “Acessibilidade digital na prática”, promovido pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) em parceria com a empresa EqualWeb. A iniciativa busca sensibilizar os participantes para a importância da construção de um mundo digital mais acessível e inclusivo, destacando que a acessibilidade digital não é apenas uma obrigação legal, mas um direito fundamental de milhões de pessoas com deficiência que utilizam a internet.
Dividido em duas etapas, o evento também marcará o lançamento da “Cartilha de Acessibilidade Digital”, desenvolvida a partir da parceria entre o MPSP e a EqualWeb, que apresenta orientações práticas para tornar conteúdos, sites e plataformas digitais mais acessíveis.
Aberto ao público em geral — com ênfase em integrantes do sistema de justiça, da sociedade civil e de instituições como o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e OAB —, o evento será transmitido pelo YouTube da Escola Superior do MPSP (ESMPSP).
Programação
Evento 1 – Acessibilidade em foco: transformando a experiência digital
17 de outubro, das 10h às 11h30
Expositores:
-
Fabio Uzunof | Professor Universitário. Especialista em Inclusão e Inovação
-
Ricardo Hetchman | CEO da EqualWeb
-
Paula Pereira Ferrari | Oficial de Promotoria do CAO Cível da Pessoa com Deficiência do MPSP
-
Albert Buonocore | Gerente de Projetos da EqualWeb
-
Reinaldo Ferraz | Professor de Design de Interfaces Acessíveis na PUC-SP. Coordenador de acessibilidade na Web do NIC.br
Mediação: Sandra Lucia Garcia Massud | Promotora de Justiça do MPSP e Coordenadora da Comissão de Inclusão do MPSP
Evento 2 – Clique com igualdade: acessibilidade digital na prática
14 de novembro, das 10h às 11h
Expositores:
-
Sidney Tobias de Souza | Consultor em acessibilidade digital e comunicacional da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo – SMPED
-
Leandro Portella | Artista plástico e palestrante
-
Amanda Lyra | Consultora de marketing acessível, diversidade e inclusão. Especialista em acessibilidade digital
Mediação: Deborah Kelly Affonso | Procuradora de Justiça do MPSP
Período:
17/10/2025, 10:00 às 11:30
Local:
Canal da ESMPSP no YouTube
Informações:
Promoção:
ESMPSP

