ANDI lança primeira publicação com recursos de acessibilidade

Compartilhe

O Guia “Grandes Eventos Esportivos e os Direitos de Crianças e Adolescentes” está disponível no site da organização em formato TXT

O Guia de referência para a cobertura jornalística – Grandes Eventos Esportivos e os Direitos de Crianças e Adolescentes, lançado em 11 de junho, apresenta nova versão com recursos de acessibilidade. A obra está disponível no site da organização em formato TXT para que seja acessada por qualquer ledor de tela (sintetizadores de voz).

A publicação demonstra a necessidade da sociedade brasileira estar atenta para situações que potencializam a ocorrência de graves violações de direitos, como exploração sexual, tráfico de pessoas, trabalho infantil e abuso de drogas.

Experiências internacionais deixam claro que os países-sede se tornam mais vulneráveis a este tipo de problema, sendo fundamental criar mecanismos de enfrentamento aos riscos gerados pelo grande fluxo dos turistas e demais condições associadas a megaeventos esportivos.

Nesse sentido, além de apresentar dados detalhados sobre a situação da infância e da adolescência brasileira e suas maiores vulnerabilidades no contexto de grandes eventos esportivos, o guia oferece uma visão ampla sobre as ações que integram a Agenda de Convergência Proteja Brasil. A articulação tem caráter multissetorial, envolvendo órgãos das três esferas de governo, entidades da sociedade civil, organismos de cooperação internacional e representantes do empresariado. A operação se dá em nível nacional e local, buscando fortalecer as diferentes instâncias do chamado Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. A iniciativa é vista como importante vetor do legado social, resultado da realização da Copa no Brasil.

O papel da imprensa – O guia reconhece a importância central dos meios de comunicação tanto na identificação e denúncia das violações de direitos de crianças e adolescentes quanto na disseminação de informação sobre os mecanismos que buscam coibir estes problemas. Em relação à Agenda de Convergência, por exemplo, o documento descreve o pano de fundo legal e analisa sua estrutura operativa, que inclui um Plano Estratégico de Ação e um Comitê Nacional.

A publicação é uma realização da ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDC) e o Conselho Nacional dos Direitos da Crianças e do Adolescente (Conanda).

Acesse o Guia, com recursos de acessibilidade, na íntegra em: http://www.andi.org.br/infancia-e-juventude/publicacao/guia-grandes-eventos-esportivos

Outras informações: (61) 2102-6508 e 2102-6512
pauta@andi.org.br / ffalcao@andi.org.br