Colégios Maristas e Rede Marista de Solidariedade promovem ciclo de formação sobre Direitos Humanos na Educação

Compartilhe

O Colégio Marista Arquidiocesano, o Colégio Marista Nossa Senhora da Glória e a Rede Marista de Solidariedade, vão promover um ciclo de formação para seus professores e educadores em temas relacionados aos Direitos Humanos. A partir de temas específicos abordados em quatro encontros ao longo do ano, as equipes serão estimuladas a refletir sobre como trabalhar em sala de aula e nos espaços socioeducativos com a questão das diferenças, na perspectiva  das infâncias e juventudes como sujeitos de direitos.

"Além das necessidades curriculares, as temáticas deste ano respondem a um anseio de qualidade de vida na escola. Queremos que nossas crianças e adolescentes tenham em seus educadores referências seguras do cuidado, do respeito e do diálogo", afirma o diretor do Colégio Marista Glória, Ascânio João Sedrez.

A assistente social do Colégio Marista Arquidiocesano, Núbia Oliveira, conta que o primeiro encontro será no dia 30 de abril e abordará a "História e Cultura Indígena". Palestrarão no encontro os Doutores em Educação, Daniela Kowalewski e Daniel Munduruku. O segundo encontro será no dia 25 de junho, e terá como tema "A nova Lei sobre o Bullying, a responsabilidade das Instituições e a mediação de conflitos", com palestra da advogada atuante em Direito Digital, Alessandra Borelli, entre outros.

No segundo semestre, serão realizados outros dois encontros com as temáticas "Mídia e Consumo endereçados às crianças" (27 de agosto), e "Educação e o Estatuto da Pessoa com Deficiência" (1º de outubro).

Seminário

A formação em Direitos Humanos é uma preparação dos educadores Maristas para o ‘2º Seminário Marista de Direitos Humanos e Educação’, que será realizado em 2017. A primeira edição do evento foi realizada em 2014. Desde a preparação para a primeira edição, estão sendo realizados encontros formativos dentro desta temática.

"Iniciamos a formação com o aprofundamento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), com o curso Formação Cidadã, ministrado pela organização social Escola de Governo, entre outras questões muito relevantes. Sempre contamos com assessoria de educadores das unidades sociais, dos colégios e de outras organizações sociais, além da universidade do Grupo Marista (PUCPR), garantindo assim uma troca de conhecimentos muito grande", explica Ascânio.

Participarão dos encontros de formação os educadores do Centro Social Marista Ir. Justino, Centro Social Marista Ir. Lourenço, Centro Social Marista Robru, Centro Social Marista Itaquera, Colégio Marista Arquidiocesano e Colégio Marista Glória.