OPAS/OMS lança Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde para descrever evolução brasileira
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil anunciou o lançamento do Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde. O objetivo é descrever a magnitude e a evolução de importantes indicadores das dimensões econômica, social e ambiental e oferecer subsídios para o debate sobre as desigualdades no Brasil ao longo das últimas duas décadas desde o ponto de vista da saúde.
Os indicadores referem-se aos anos de 1991, 2000 e 2010, e a todas as unidades federadas, tomando como base para a análise os municípios brasileiros.
Foram selecionados indicadores incluídos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que terão continuidade nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pactuados pelos Estados-membros das Nações Unidas para o período pós-2015. São eles a taxa de mortalidade infantil e na infância; proporção da população em condição de pobreza; proporção da população analfabeta; e proporção da população sem acesso à água encanada.
A realização do estudo foi motivada por uma frase-chave do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), realizada no Rio de Janeiro, em 2012, que afirma: “[…] reconhecemos que a saúde é uma condição prévia, um resultado e um indicador das três dimensões do desenvolvimento sustentável”: a econômica, a social e a ambiental. O Brasil é hoje um país melhor e mais equitativo que há 20 anos. Sua população é mais saudável e goza de mais bem-estar.
Fonte: ONU Brasil