Seminário fomenta debate entre Imprensa e Organizações da Sociedade Civil
- Encontro reúne 100 profissionais de comunicação, especialistas e lideranças sociais;
- Programação inclui diálogo de contextualização, debates e lançamento de pesquisa;
- Hot site com detalhes da programação já está no ar. Clique aqui.
Profissionais de comunicação, especialistas e lideranças que são referência no campo social, representando entidades da sociedade civil, organismos internacionais, academia, setor empresarial e entes governamentais participarão, nos dias 12 e 13 de março de 2014, em Brasília (DF), de extensa programação de atividades que fazem parte do Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil.
Reunindo cerca de 100 convidados, o evento busca fomentar o debate sobre questões relacionadas às Organizações da Sociedade Civil (OSC), as quais desempenham papel central para a manutenção do equilíbrio social e a consolidação do regime democrático – daí a importância de construir estratégias que promovam a reflexão sobre o funcionamento do setor, com o propósito de fortalecê-lo, e à sua função na sociedade.
Marco Regulatório. É na perspectiva de contribuir para que as redações passem a qualificar o debate público em torno do assunto que se realiza o Seminário. Durante dois dias, será travado um diálogo em profundidade sobre as potencialidades e problemas deste setor, priorizando aspectos relacionados à sua incidência estratégica para a garantia dos direitos humanos, a justiça social e o desenvolvimento inclusivo/sustentável.
Os desafios que esta importante esfera de conhecimento e ação enfrenta estão vinculados a aspectos econômico-financeiros e políticos. E foi para investigá-los que temas como marco legal e mecanismos de financiamento e controle das OSC foram inseridos na programação do Seminário, parte integrante da vasta agenda de reflexões sobre o assunto que vem sendo implementada pela ANDI – Comunicação e Direitos e pela Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil.
Pesquisa. Outro destaque da programação é o lançamento da pesquisa Análise de Cobertura – A Imprensa Brasileira e as Organizações da Sociedade Civil, que radiografa a maneira como 40 diários das diversas regiões do País e quatro revistas semanais trataram das temáticas relativas às OSC no período 2007-2012, alcançando, portanto, o segundo mandato do presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva e a primeira metade do mandato da presidenta Dilma Roussef.
Entre outras organizações, participam do encontro a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong); Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE); Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE); Instituto Unibanco; Observatório de Favelas; Fundación Avina; Fundação Grupo Esquel Brasil e o Comitê Facilitador da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil.
Cobertura online. A iniciativa da estratégia é da ANDI – Comunicação e Direitos e da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a União Europeia, Fundación Avina, Instituto C&A, Aliança Interage e Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da Fundação Grupo Esquel Brasil, do GIFE e da Abong. O patrocínio é da Petrobras.
O Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civilterá cobertura online, por meio do perfil da ANDI no Twitter e no Facebook, com a hashtag #imprensaeosc. Ao final de cada dia, as matérias consolidadas sobre as discussões nas Mesas Temáticas serão postadas no Blog da ANDI. A programação completa está disponível no site do evento.
Serviço
O quê: Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil
Quando:12 e 13 de março de 2014
Onde: Em Brasília (DF), no Mercure Brasília Lider Hotel (SHN Quadra 5 Bloco I – Asa Norte)
Público-alvo: Profissionais de comunicação, especialistas e lideranças sociais
Informações: http://imprensaesociedadecivil.andi.org.br/
Cobertura online: Twitter (com a hashtag #imprensaeosc), Facebook e Blog