Como os jornais brasileiros abordam as temáticas relacionadas ao adolescente em conflito com a lei? – uma análise da cobertura de 54 diários entre 2006 e 2010
(2012)
Realização:
Andi – Comunicação e Direitos em Parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
(1,59 MB)
Historicamente, os meios de comunicação têm desempenhado função estratégica no contexto democrático, contribuindo para o agendamento de temas prioritários para o debate na esfera pública e para o monitoramento dos processos de elaboração e implementação de marcos legais e políticas públicas destinados ao equacionamento de problemas sociais.
Tendo em vista esse referencial (e os muitos desafios que se colocam para o Brasil em relação à agenda relacionada aos adolescentes em conflito com a lei), é de extrema importância analisar a cobertura jornalística sobre assuntos vinculados a esse grupamento, na perspectiva de identificar padrões noticiosos desfavoráveis e, consequentemente, contribuir para o seu aprimoramento.
A estratégia ganha maior relevância no momento em que, após dez anos de discussão, a lei que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) entrou em vigor, em meados de abril de 2012, com a missão de superar a lógica punitiva que ainda caracteriza o enfrentamento do fenômeno no País.
Por tais motivos, a ANDI – Comunicação e Direitos e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República empreenderam esforços para o desenvolvimento do projeto Adolescentes em conflito com a lei na mídia brasileira, entre 2011 e 2012.
Entre as ações planejadas e executadas, está edição da presente publicação que traz os resultados de ampla investigação sobre a forma como 54 veículos impressos das diversas regiões brasileiras tratam a temática.
Open publication – Free publishing – More jornalismo